Aula inaugural da Unati reúne centenas no auditório da Escola de Formação

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da PUC Goiás realizou sua aula inaugural do semestre nesta segunda-feira, 5, com a presença do professor português Luis Jacob, presidente executivo da Rede de Universidades da Terceira Idade (Rutis).

Aos novatos e veteranos que lotaram o Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Leste Universitário, Luis Jacob trouxe histórias e conceitos sobre o que chama de envelhecimento bem-sucedido. “É o tipo de envelhecimento que começa por podermos realizar nossos sonhos. Quem não sonha, não alcança”, frisou, enquanto contou histórias de portugueses que, em grupo, aprenderam grafite ou, sozinhos, gravaram o primeiro disco ou se apresentaram em um palco pela primeira vez quando idosos.

“A boa notícia é que a grande maioria das pessoas não vai ter grandes problemas de saúde. Dados mostram que apenas 20% dos idosos tem problemas muito sérios de saúde. Então é importante entender a importância de viver bem o período”, explicou.

Quem entende bem a questão é a professora aposentada Dativa Morais Bueno, 99, que está na Unati há mais de duas décadas. “Aqui é o lugar de ocupar o tempo, a mente, fazer amizades”, afirmou enquanto era apoiada pelas amigas ao lado. Para o semestre, escolheu a oficina de fisioterapia.

Papel social

Para além da formação continuada, a Universidade Aberta é um momento de integração. “A Unati tem o objetivo de integrar nossa universidade com uma camada da sociedade que, sabemos, é muito carente desse tipo de atividade”, explica a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil (Proex). “Eles criam vínculos, fazem amizades. Estamos oferecendo uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida”, justifica.

“É um dos projetos antigos da universidade, com mais de 25 anos e temos muita satisfação de iniciarmos mais um semestre”, disse a coordenadora do Programa de Gerontologia Social (PGS), professora Lisa Valéria Tôrres. Para o semestre, serão 15 disciplinas, com encontros semanais. Até esta quinta-feira, 7, o PGS, responsável pela Unati e outros projetos e atividades relacionadas ao estudo e assistência da pessoa idosa, promove uma série de atividades especiais na universidade.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.