Sessões de cinema e visita ao museu marcam Dia da Criança na Escola de Circo

O Dia das Crianças teve uma comemoração diferente do usual para os educandos da Escola de Circo Dom Fernando, ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil da PUC Goiás. Geralmente promovida com atividades lúdicas ligadas à arte circense, a data especial foi comemorada com sessão de cinema, pipoca, brincadeiras e uma visita guiada ao museu.

“Percebemos que as atividades que fazíamos já estavam no dia a dia deles, então eles indicaram esse desejo de atividades como cinema, piscina e nós atendemos”, explica a coordenadora da Escola, psicóloga Janaína Gomes Souza.

Agora, com as atividades desta quarta-feira, 11, os educandos se mostraram empolgados novamente. Durante a tarde, um grupo grande chegou à Área 2 da universidade com avisos a todo pulmão. Ao entrarem no auditório, a surpresa do ar condicionado em um dia de intenso calor. O filme, claro, também foi motivo de festa. “Eu gosto muito de assistir filme. Geralmente vejo com meus pais e minha irmã”, disse Welisson Desidério Lima, de 12 anos. “É bom vir aqui porque a gente passeia um pouco”.

O educador que acompanhou o grupo concorda. “É algo muito significativo, porque é um momento deles estarem juntos, podendo aprender algo a mais e também se divertirem com uma atividade diferenciada”, defende o arte-educador Marcus Vinicius Correia.

Enquanto concediam a entrevista, um barulho vinha do auditório. Aguardando o início da sessão, crianças e adolescentes cantavam e faziam brincadeiras entre si. Sempre com alguém assumindo a liderança do microfone. “Eu só quero é ser feliz. Andar tranquilamente na favela onde eu nasci, é”, cantaram em coro, vibrando. A música tema do desenho O Clube das Winx também foi lembrada pela maioria.

Cinema e educação

Para as atividades do dia, a Escola escolheu os filmes Poderoso Chefinho e Operação Big Hero. Mais de 70 educandos entre 7 e 14 anos participaram das sessões, divididas entre duas turmas: matutino e vespertino. Um lanche preparado especialmente para as turmas e a visita ao Museu PUC, na Praça Universitária, também fizeram parte do momento.

No museu, inclusive, tiveram a surpresa de se verem em fotos e vídeos profissionais. “Eles ficaram muito surpresos e se sentiram pertencentes àquele espaço”, comenta a coordenadora da Escola.

Na próxima semana, uma roda de conversa irá finalizar a atividade, trazendo questões ligadas aos filmes, como direitos humanos, resolução de conflitos, valores familiares, cuidado com o outro etc. “Vamos tentar entrar em contato com essa percepção que a nossa equipe multiprofissional tem”, finaliza Janaína.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.