Unati retoma Seminários Temáticos e anuncia novidades

Uma tarde para o compartilhamento de dicas sobre a saúde do corpo e da alma. Reunidos no Auditório 1C da Área 2, no Setor Leste Universitário, os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) e os membros da Liga Acadêmica de Saúde do Idoso (LASI), ligada ao curso de Enfermagem, conversaram sobre a vida e compartilharam informações, dúvidas e desabafos sobre Coração forte e vida ativa.

“Está comprovado: quanto mais acumulamos sentimentos negativos, mais adoecemos. Ser saudável depende muito do nosso modo de viver, de ver o mundo”, explicou a professora Damiana Aparecida, da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC Goiás. “Atividades físicas e alimentação são importantes, mas, para ser saudável, é preciso mudar nosso jeito de viver, é preciso se amar”, completou.

Com o alerta, a turma seguiu o debate. Para a LASI, ficou a responsabilidade de falar sobre as doenças cardiovasculares e seus fatores de risco. Para começar, o grupo promoveu um momento de alongamento do corpo, seguindo com a palestra logo após. Os próprios alunos conduziram a atividade. “Para eles é algo importante, porque efetiva a atuaçaõ dos aluunos na área, na promoção da saúde do idoso”, destacou a professora.

Participação recompensada

A palestra foi a primeira de um ciclo que retorna agora à Unati. Pontualmente, às segundas-feiras, o projeto permanente de extensão terá aulas e debates com temáticas relacionadas à saúde da pessoa idosa. É o retorno dos Seminários Temáticos, atividade que reúne os alunos de todas as turmas do projeto. “Retornamos com a parceria das ligas acadêmicas que têm o idoso como tema de discussão”, explica a coordenadora do Programa de Gerontologia Social (PGS) da universidade, responsável pela Universidade Aberta, professora Lisa Valéria Vieira Tôrres.

Outra novidade com o retorno das atividades é a certificação por participação. Todos os alunos receberão certificados por cada encontro, algo já comum entre alunos de cursos de graduação. A partir do próximo evento, no dia 30 de outubro, os alunos da Unati receberão um cartão para facilitar o registro da frequência nos eventos. Ao final do ciclo de 12 meses, em outubro de 2018, haverá premiações para os mais participativos. “O evento de hoje inaugura também esse compromisso. O envelhecimento ativo é muito mais que sala de aula”, reforça.

Além dos prêmios, os alunos mais participativos terão prioridade na matrícula das oficinas. Até dezembro, os encontros já estão definidos. O próximo, no dia 30, discutirá o consumo de sal e açúcar no dia a dia do idoso e seu impacto na saúde. Os eventos serão sempre em segundas-feiras agendadas, às 14 horas, no Auditório 1C da Área 2.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.