Trabalho da PUC na área ambiental é reconhecido pela Câmara

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, representantes do Instituto Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) e do Programa Socioambiental e de Economia Solidária (Prosa) da PUC Goiás foram homenageados na noite desta terça-feira, 6, pela Câmara Municipal de Goiânia. Sessão especial reconheceu o trabalho da universidade na área ambiental. Ao todo, 40 pessoas foram homenageadas, entre elas a coordenadora do Prosa, profa. Helaine Resplandes, a integrante do programa, profa. Sarah Amado, e a diretora do IGPA, profa. Eliane Lopes.

O reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, prestigiou a solenidade e destacou que o reconhecimento do órgão mostra a relevância do trabalho da PUC Goiás. “A homenagem é como uma avaliação do poder público sobre o trabalho que vem sendo realizado. Claro, é também um incentivo para as ações que estão desenvolvidas e as relações que estão sendo estabelecidas”, declarou.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o vereador Gustavo Cruvinel foi o propositor da sessão, ao lado da vereadora Dra. Cristina. “Hoje, já estamos sofrendo até falta de água em Brasília. Precisamos conscientizar as pessoas que tudo começa dentro de casa, com a separação do lixo, economizando água e energia”, exemplificou.

Segundo a vereadora Cristina, os 40 nomes homenageados foram escolhidos a partir de um levantamento da causa ambiental em Goiânia. “Procuramos sempre reverenciar aqueles que, de fato, têm uma militância dentro de cada causa”, afirmou.

Homenageada, a profa. Eliane Lopes, do IGPA, citou o trabalho do Instituto para a preservação da cultura e do meio ambiente. “É um sentimento de gratidão pelo reconhecimento do trabalho ambiental. Temos um olhar para o Cerrado. Ambiente também é cultura, o homem também é integrado ao meio”, ressaltou.

Para a coordenadora do Prosa, profa. Helaine Resplandes, a homenagem enfatiza a importância das ações realizadas em prol da comunidade. “É uma prestação de serviço que o programa faz, visando conscientizar cada cidadão sobre seu papel a respeito das questões socioambientais”, explicou.

Já a profa. Sarah Amado enumerou as atividades do Prosa, como desenvolvimento de hortas, a conscientização ambiental e o incentivo à economia solidária. “Estamos sendo coroados pelas ações que executamos nesse semestre”, disse.

Dia do Meio Ambiente

Comemorado no dia 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente foi estabelecido durante a Conferência de Estocolmo, realizada em 1972. A data tem o objetivo de chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. O encontro daquele ano foi um marco na forma de enxergar e de tratar as questões ambientais ao redor do mundo.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.