Fapeg lança edital de bolsas de mestrado e doutorado

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lançou a Chamada Pública nº 03/2017 de Bolsas de Formação de Mestrado e Doutorado. O edital é voltado para alunos regularmente matriculados em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (PPGSS) sediados em Goiás e busca fomentar, por meio de bolsas, a formação de recursos humanos qualificados, bem como fortalecer os PPGSS do Estado de Goiás, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A submissão de propostas começa nesta terça-feira (25).

Podem participar da Chamada candidatos regularmente matriculados nos PPGSS em Goiás, nos cursos de mestrado e doutorado, que não tenham sido beneficiados por outra bolsa, no mesmo nível, concedida por agência de fomento estadual ou federal. O candidato deverá dedicar-se integralmente às atividades do plano de trabalho quando não estiver em exercício de vínculo empregatício e, caso exerça atividades profissionais, estas devem ser compatíveis com seu plano de trabalho. O candidato também deverá estar em situação regular perante a Fazenda Pública do Estado de Goiás e adimplente com a Fapeg.

O formulário eletrônico para o envio de propostas estará disponível para o candidato no sistema Fapegestor (www.fapeg.go.gov.br/fapegestor) entre os dias 25 de abril e 29 de maio de 2017. O candidato deverá salvar a proposta, após o término do preenchimento do formulário, e sempre que alterar algum dado na proposta submetê-la novamente. Feita a submissão definitiva, o mesmo deverá imprimir sua proposta e entregá-la no seu respectivo PPGSS até a data limite de 02 de junho.

O Programa é o responsável pela avaliação das propostas e encaminhamento daquelas recomendadas à Fapeg. A previsão é de que o Resultado Preliminar seja divulgado no dia 26 de junho e de que o Resultado Final seja divulgado no dia 17 de julho.

O PPGSS que oferecer apenas o curso de mestrado poderá indicar até dois bolsistas para a Fapeg. Caso ofereça apenas doutorado, poderá indicar um bolsista. No caso do PPGSS oferecer cursos de mestrado e doutorado, poderá indicar até dois bolsistas de mestrado e um de doutorado. Se, porventura, o PPGSS receber um número de propostas superior ao previsto, deverá enviar à Fapeg uma relação dos proponentes em ordem classificatória, que constituirá o cadastro de reserva de cada Programa.

Recursos e implementação
Os recursos para a concessão de bolsas são provenientes do Programa de Concessão de Bolsas de Pesquisa, Formação e Bolsas Tecnológicas (Fapeg Bolsas), com recursos do Tesouro Estadual. A bolsa de mestrado será concedida pelo prazo de 12 meses, no valor de R$ 1.350,00, podendo ser renovada de ofício pelo prazo máximo de até 12 meses. Já a bolsa de doutorado será concedida pelo prazo de 12 meses, no valor de R$ 2 mil, podendo ser renovada de ofício pelo prazo máximo de até 36 meses. A renovação ou manutenção da bolsa dependerá do desempenho acadêmico por parte do bolsista.

A implementação da bolsa será feita por meio da assinatura do Termo de Concessão e Aceitação de Bolsa e do Plano de trabalho, que serão firmados entre a Fapeg, o proponente (bolsista), o orientador e o coordenador do PPGSS. As formas de liberação dos recursos, os direitos e as obrigações de cada um dos partícipes serão estabelecidos por meio deste documento, que também atesta ao bolsista sua comprovação da bolsa.

Em caso de dúvidas, o proponente poderá entrar em contato com a Fapeg pelo e-mail comunicacao@fapeg.go.gov.br.

O edital completo pode ser acessado aqui.
(Texto: Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.