Seminário dá início a eventos da Semana da Mulher na PUC Goiás

O Programa de Direitos Humanos (PDH) da PUC Goiás realizou ontem, por meio do Programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (Proafro), o seminário Mulheres: retrocessos sociais, desemprego e reforma previdenciária no Brasil, no Auditório 2D da Área 2, Setor Leste Universitário.

O evento abriu a programação especial da Semana de Luta pelos Direitos das Mulheres na universidade. “É um momento importante porque vemos em nosso dia a dia questões que geram impacto direto na vida das mulheres brasileiras, de forma especial nas mulheres negras, como subempregos, flexibilização de trabalho e o assédio, que ainda é algo pouco falado”, explicou a representante do PDH, professora Núbia Simão.

Para o seminário, além de falas de mulheres representantes de diversas esferas, a programação contou com apresentações culturais, exposições e a distribuição de cartilhas.

No evento, questões muitas vezes ignoradas foram discutidas e problematizadas. A discussão impactou representates de movimentos ligados aos direitos das mulheres e ao combate ao racismo, mas também a acadêmicos e professores que participaram da ação. “A maior taxa de desemprego hoje, no Brasil, é de mulheres negras. A menor renda também. Não é, portanto, uma luta rápida. Deve ser algo constante”, ponderou a coordenadora do Proafro, Janira Sodré. Ao contextualizar o momento histórico atual do país e da conjuntura global, Janira citou o avanço de forças conservadores em campos como a política e a religião, além de defender a importância da militância combativa.

A programação especial de eventos continua durante toda a semana. Veja aqui a lista completa.

Fotos: Geovanna Lemes

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.