Congresso internacional debate religiões e experiências juvenis

O XII Congresso Internacional em Ciências da Religião, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, foi aberto na noite desta quarta-feira, 7 de maio, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, com a discussão da temática As religiões da juventude.

A conferência de abertura foi ministrada pelo professor doutor José Pereira Coutinho, da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), que participou de forma remota, com uma reflexão sobre o eixo temático condutor do evento a partir da perspectiva em Portugal e na Europa.

Antes da abertura oficial, o evento teve início com uma roda de conversa sobre juventudes e espiritualidade, em uma proposta inédita que busca ultrapassar os limites tradicionais da academia. A atividade envolveu jovens de diferentes contextos sociais e religiosos, representantes da Pastoral da Universidade, ONGs e de grupos religiosos, além da mediação do educador popular Eduardo Brasileiro.

De acordo com o professor do Programa e coordenador do evento, prof. Alberto Moreira, o objetivo foi criar um espaço de escuta mútua e diálogo entre universidade e juventudes, abordando não apenas a experiência religiosa como objeto de estudo científico, mas também como vivência concreta dos próprios jovens. A iniciativa representa uma tentativa de furar a bolha acadêmica e estabelecer pontes com a realidade social, a partir das experiências religiosas de pertencimento.

“ Há um ano, quando pensamos em organizar este congresso, queríamos um tema atual, relevante e que aproximasse a universidade da população. O tema das religiões da juventude nos pareceu muito apropriado. Vivemos transformações culturais e sociais profundas, que desorientam nossa juventude. A religião, por sua vez, cresce nesse meio. Queríamos ir além da análise acadêmica e criar um espaço de interlocução, de escuta real, onde jovens possam falar do que vai no coração”, destacou.

Mais do que um evento científico, o congresso se propõe como espaço de encontro entre saberes acadêmicos e vivências sociais, reafirmando o compromisso da universidade com a escuta das juventudes e o diálogo com a diversidade religiosa contemporânea.

Para o professor, a roda de conversa realizada na tarde de quarta-feira marca uma proposta inovadora dentro dos congressos organizados pelo programa. “Nós não temos ainda uma gramática para isso, estamos ensaiando. Mas é algo que precisa ser repetido, porque é nesse diálogo que se constrói um novo jeito de fazer ciência: escutando, acolhendo e dialogando com quem vive essas experiências religiosas de dentro, no cotidiano”, complementou.

Programação completa

Outros destaques da programação são as conferências O cristianismo “descolado” dos jovens das mega churches internacionais, que será proferida pela profa. dra. Cristina Rocha (Western Sydney University) nesta quinta-feira, 8, às 19h30, com transmissão pelo canal da PUC no YouTube;  e O papel e as contradições das novas gerações mulçumanas, que será ministrada pelo prof. dr. Vicenzo Pace (Università di Padova), nesta sexta-feira, 9, às 10h15, também com transmissão pelo canal oficial da universidade.

Mais informações e programação completa podem ser conferidas na página: PUC Goiás – Congressos, Atividades e Apresentações

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.