Congresso internacional debate religiões e experiências juvenis

O XII Congresso Internacional em Ciências da Religião, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, foi aberto na noite desta quarta-feira, 7 de maio, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, com a discussão da temática As religiões da juventude.
A conferência de abertura foi ministrada pelo professor doutor José Pereira Coutinho, da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), que participou de forma remota, com uma reflexão sobre o eixo temático condutor do evento a partir da perspectiva em Portugal e na Europa.
Antes da abertura oficial, o evento teve início com uma roda de conversa sobre juventudes e espiritualidade, em uma proposta inédita que busca ultrapassar os limites tradicionais da academia. A atividade envolveu jovens de diferentes contextos sociais e religiosos, representantes da Pastoral da Universidade, ONGs e de grupos religiosos, além da mediação do educador popular Eduardo Brasileiro.
De acordo com o professor do Programa e coordenador do evento, prof. Alberto Moreira, o objetivo foi criar um espaço de escuta mútua e diálogo entre universidade e juventudes, abordando não apenas a experiência religiosa como objeto de estudo científico, mas também como vivência concreta dos próprios jovens. A iniciativa representa uma tentativa de furar a bolha acadêmica e estabelecer pontes com a realidade social, a partir das experiências religiosas de pertencimento.
“ Há um ano, quando pensamos em organizar este congresso, queríamos um tema atual, relevante e que aproximasse a universidade da população. O tema das religiões da juventude nos pareceu muito apropriado. Vivemos transformações culturais e sociais profundas, que desorientam nossa juventude. A religião, por sua vez, cresce nesse meio. Queríamos ir além da análise acadêmica e criar um espaço de interlocução, de escuta real, onde jovens possam falar do que vai no coração”, destacou.
Mais do que um evento científico, o congresso se propõe como espaço de encontro entre saberes acadêmicos e vivências sociais, reafirmando o compromisso da universidade com a escuta das juventudes e o diálogo com a diversidade religiosa contemporânea.
Para o professor, a roda de conversa realizada na tarde de quarta-feira marca uma proposta inovadora dentro dos congressos organizados pelo programa. “Nós não temos ainda uma gramática para isso, estamos ensaiando. Mas é algo que precisa ser repetido, porque é nesse diálogo que se constrói um novo jeito de fazer ciência: escutando, acolhendo e dialogando com quem vive essas experiências religiosas de dentro, no cotidiano”, complementou.
Programação completa
Outros destaques da programação são as conferências O cristianismo “descolado” dos jovens das mega churches internacionais, que será proferida pela profa. dra. Cristina Rocha (Western Sydney University) nesta quinta-feira, 8, às 19h30, com transmissão pelo canal da PUC no YouTube; e O papel e as contradições das novas gerações mulçumanas, que será ministrada pelo prof. dr. Vicenzo Pace (Università di Padova), nesta sexta-feira, 9, às 10h15, também com transmissão pelo canal oficial da universidade.
Mais informações e programação completa podem ser conferidas na página: PUC Goiás – Congressos, Atividades e Apresentações