Desperdício Zero: projeto de estudantes de Direito vira lei e mobiliza parceiros em Goiás

Iniciativa nascida em sala de aula, o projeto Desperdício Zero, Empresa Solidária já virou lei estadual e agora avança para ampliar sua rede de solidariedade com foco no combate ao desperdício de alimentos.

A proposta foi apresentada nesta terça-feira, 6 de maio, durante reunião na sede do Sindicato das Imobiliárias e Condomínios do Estado de Goiás (Secovi -GO), com a presença de estudantes do curso de Direito da PUC Goiás e representantes dos principais parceiros da ação, entre eles, Assembleia Legislativa de Goiás, Fecomércio-GO, programa Mesa Brasil e Associação Goiana de Supermercados (AGOS).

Desenvolvido desde 2023 por acadêmicos da disciplina Projeto Integrador I, sob orientação do professor Hélio Capel, o projeto surgiu a partir de uma experiência exitosa no estado do Mato Grosso, onde uma legislação local permitiu o reaproveitamento de alimentos próximos ao vencimento por instituições sociais. A ideia motivou os estudantes a investigar possibilidades semelhantes em Goiás.

“Eles descobriram que seria necessário um ajuste legal e, coincidência ou não, a Assembleia Legislativa havia acabado de lançar o aplicativo Deputados, que permite sugestões de projetos de lei. A turma apresentou a proposta diretamente ao presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto, e teve o projeto acolhido. Ainda naquele ano, ele foi aprovado e virou lei”, relatou o professor.

Com a nova legislação em vigor, os estudantes iniciaram articulações com entidades como a AGOS e a Fecomércio, estabelecendo contato com o programa Mesa Brasil, que já atua na redistribuição de alimentos perecíveis. “Eles viram ali a oportunidade de ampliar o alcance da proposta e começaram a desenvolvê-la com essa perspectiva”, completou.

Protagonismo acadêmico

A estudante do curso de Direito, Mariana Scarabello Colombia, que participa da execução da ação extensionista, explica que o trabalho entra em nova fase. “Já passamos da etapa de estruturação e agora buscamos expandir. Hoje estamos fazendo uma espécie de divulgação do projeto para atrair mais parceiros e tornar o que foi pensado em sala de aula uma prática efetiva e contínua”, destacou. Ela também ressaltou a importância da vivência para a formação acadêmica e humana. “É muito importante estar envolvido nesses projetos para desenvolver como profissional e como pessoa.”

Devolutiva 

Superintendente da AGOS, Augusto de Araújo Almeida acolheu com entusiasmo a iniciativa de envolver os supermercados goianos em uma causa com impacto social concreto. Ele lembrou que o setor supermercadista tem responsabilidade essencial na distribuição de um bem básico: o alimento. “Somos uma atividade essencial, como os hospitais ou as forças de segurança. O que mais dói a um supermercadista é ver alimento indo para o lixo enquanto famílias passam necessidade”, refletiu.

Segundo Augusto, combater o desperdício não é apenas uma questão de sensibilidade social, mas também de eficiência. “Para nós, reduzir perdas no processo é sinônimo de eficiência operacional. Cada alimento aproveitado é um custo reduzido, uma família atendida, um passo em direção a uma economia mais justa.”

Em sua fala, ele destacou ainda o valor simbólico de uma proposta vinda da universidade. “Ver os jovens da PUC Goiás se dedicando a isso, construindo um projeto que virou lei e já está em articulação com empresas, é motivo de orgulho. Esse projeto tem absolutamente tudo para dar certo. Ele se apoia em três pilares: sustentabilidade, economia e impacto social. E os supermercados de Goiás estão prontos para abraçar essa causa”, declarou.

Com apoio do setor empresarial e articulações com o poder público, o projeto segue em expansão em 2025, agora dentro da disciplina de Direito Empresarial e Societário, com a meta de sensibilizar mais empresas e supermercados a aderirem à causa, promovendo cidadania e redução do desperdício no estado de Goiás.

Fotos: Weslley Cruz 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.