Medicina Veterinária realiza segunda cerimônia do jaleco

A noite da última sexta-feira, 28 de março, foi marcada por emoção e simbolismo para os estudantes do primeiro período de Medicina Veterinária da PUC Goiás.

Realizada no auditório da Área 4, a segunda edição da cerimônia do jaleco reuniu professores, familiares e estudantes para um momento solene que marca o ingresso oficial na graduação.

O evento tem como propósito simbolizar o início da jornada acadêmica, aproximando a comunidade acadêmica das famílias dos novos universitários.

O professor Gabriel de Abreu Prefmer, membro do corpo docente, explicou que a cerimônia não apenas reforça o compromisso com a profissão, mas também destaca a importância da participação dos familiares na trajetória dos estudantes.

“É uma forma dos pais participarem também, entregando o jaleco aos filhos e simbolizando o início dessa jornada”, afirmou.

Além do seu valor simbólico, o jaleco é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) essencial para os alunos desde o início do curso.

“Desde a segunda semana de aula, os estudantes já o utilizam nas disciplinas práticas, como anatomia, histologia e biologia celular. Ele acompanha o aluno até o final da graduação”, destacou o professor.

Vocação

Entre os cerca de  70 estudantes que receberam o jaleco nesta edição, Dante Barbosa,  de 17 anos, celebrou a conquista ao lado da namorada, Sara, que fez a entrega do vestuário.

Para ele, o momento foi gratificante. “É uma sensação muito boa poder participar dessa cerimônia e fazer parte do curso de Medicina Veterinária”, disse.

Apesar de ter escolhido a graduação por recomendação do pai, Dante afirmou que já se sente seguro da decisão. “No decorrer do curso, percebi que foi uma ótima ideia”, disse.

A estudante Alice Reis, representante da turma, também de 17 anos, viveu a cerimônia como a concretização de um sonho pelo qual batalhou.

Natural de Patos de Minas (MG), ela se mudou para Goiânia para cursar Medicina Veterinária e trouxe os pais, Fernando e Claudiane, para acompanharem o momento especial.

“É a realização de um sonho que está começando. Cada dia tenho mais certeza de que quero fazer veterinária para o resto da minha vida”, afirmou emocionada.

Alice contou que tem se encantado com as aulas práticas e que já pretende se envolver em atividades extracurriculares. “As inscrições para Iniciação Científica começaram e estou muito animada para participar”, comentou.

Diferencial do curso

O curso de Medicina Veterinária da PUC Goiás se destaca pela diversidade de áreas de atuação e pelo ensino prático desde os primeiros períodos.

Além do jaleco, os estudantes utilizam outros EPIs, como macacão para atividades em currais e pijama cirúrgico para práticas em centros veterinários.

Ao fazer esses destaques, o prof. Gabriel completou: “É um curso muito dinâmico, que envolve vários cenários de aprendizado, desde laboratórios até fazendas, zoológicos e fábricas de ração”, explicou.

Fotos:Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.