Pró-Reitoria divulga balanço final do CCTI

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás divulgou o balanço do 10º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação (10CCTI), realizado entre 14 e 18 de outubro, que contou com a participação expressiva de estudantes, professores e pesquisadores. Com números recordes, o congresso deste ano reafirmou seu papel como um dos principais eventos científicos da instituição. O congresso teve 817 trabalhos inscritos e 765 aprovados, em diferentes categorias. Dentre as atividades realizadas, destacaram-se 20 lives no YouTube, alcançando um público de 41.646 pessoas. Foram organizadas 238 atividades, abrangendo palestras, oficinas, mostras e jornadas científicas, todas acessíveis tanto presencialmente quanto online, o que ampliou significativamente a participação.

No 10º CCTI, foram apresentados 817 trabalhos científicos, distribuídos em várias categorias. A XXVI Jornada de Iniciação Científica contou com 349 trabalhos, enquanto a X Mostra de Produção Científica dos Cursos de Graduação apresentou 101 trabalhos. Em temas livres, foram 150 trabalhos inscritos, seguidos pela Mostra de Ciências do Ensino Médio – 2024, com 12 apresentações. A Jornada Científica da Escola de Ciências Médicas e da Vida contou com 68 trabalhos, a IX Mostra da Atividade Integradora da Enfermagem teve 25, e a IX Mostra do Internato de Enfermagem apresentou 13 trabalhos. Já a Jornada Odontológica da PUC Goiás – 2024 registrou 99 trabalhos apresentados, totalizando os 817 trabalhos que compuseram essa edição do congresso.

Destaques

A coordenadora de Pesquisa, professora Lysa Minasi, avaliou o evento como extremamente positivo. “A gente teve uma participação expressiva nas atividades e uma qualidade muito alta nos trabalhos apresentados. Os avaliadores destacaram especialmente a qualidade das pesquisas realizadas pelo Ensino Médio, que surpreenderam pela maturidade científica”, comentou. Lysa ressaltou que, após dois anos sem essa modalidade, a retomada das submissões de trabalhos do Ensino Médio trouxe inovações de grande valor para o congresso.

Outro ponto forte foi a maturidade dos projetos, especialmente os desenvolvidos na própria universidade, que refletem o crescimento acadêmico dos alunos. “Cada vez mais, os projetos estão mais qualificados e os estudantes entendem a importância de conciliar suas pesquisas com a graduação e a pós-graduação”, explicou Lysa, que destacou a colaboração entre os diferentes níveis acadêmicos na PUC Goiás.

Premiações e reconhecimento

Durante a cerimônia de encerramento, realizada no Auditório da Área 4, foram premiados os melhores trabalhos nas categorias de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, e outras jornadas específicas, como a de Odontologia e a de Ciências Médicas e da Vida. No total, 55 trabalhos foram premiados entre os 137 inscritos para a disputa, em reconhecimento à excelência das pesquisas. O sucesso do 10CCTI contou com o apoio integral dos diretores e representantes das escolas, que contribuíram para a programação e organização do evento. A certificação dos participantes foi realizada de forma prática e acessível: os certificados foram disponibilizados no portal de eventos para quem confirmou presença, e os palestrantes receberam suas certificações por e-mail, via sistema automático do portal.

Com números recordes e uma estrutura fortalecida, o 10º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás reforça seu papel de destaque na produção científica e na integração acadêmica, promovendo conhecimento e inovação entre estudantes e pesquisadores da universidade e de outras instituições.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.