Cursos de Engenharia apresentam resultados do Projeto Integrador

Os cursos de Engenharia da Escola Politécnica da PUC Goiás realizar a 7ª apresentação do Projeto Integrador, nos dias 3 e 4 de abril, na Área 2, com a apresentação de mais de 40 trabalhos científicos realizados por estudantes de diversos períodos. O Projeto Integrador faz parte da matriz curricular dos cursos de Engenharia e é uma atividade curricular obrigatória que consiste na resolução de um problema real contextualizado na profissão em que a formação está inserida.​

Segundo o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia Elétrica Semi-Presencial, Cássio Hideki Fujizawa (foto), o evento trimestral de apresentação de projetos integrados está sendo realizado desde 2022 e é fundamental para o encerramento de ciclo, servindo como um marco para todos os alunos. Ele destaca que a apresentação dos projetos não se limita apenas aos calouros, mas inclui também os veteranos, promovendo a interação entre eles e possibilitando que os mais experientes contribuam com os trabalhos dos novatos. Além disso, o evento promove a integração entre diversas áreas da engenharia, permitindo que os alunos e professores de diferentes especialidades compartilhem conhecimentos e experiências.

Nesta edição, o coordenador expressou sua satisfação com os resultados dos estudantes, destacando a evolução observada ao longo dos dois anos em que o evento vem sendo realizado regularmente. “Esse período foi crucial para os professores se adaptarem à nova proposta de projeto integrador, conforme estabelecido pelas diretrizes curriculares dos cursos de engenharia, possibilitando uma orientação mais eficaz aos alunos durante o desenvolvimento de seus projetos.”

Fernanda Faleiro e colegas do curso (Foto: Ana Paula Abrão)

Fernanda Faleiro Lima de Souza, estudante do sétimo período do curso de Engenharia Elétrica, destacou a importância do Projeto Integrador em sua formação durante a apresentação de sua fonte retificadora de corrente alternada para corrente contínua na última quinta-feira, na reta final de seu curso. Ela enfatizou que a iniciativa da PUC nesse aspecto é crucial, pois permite aos estudantes transcenderem a teoria aprendida em sala de aula para a prática, proporcionando uma preparação mais realista para o mercado de trabalho.

Já para Deyvison Crystiam Silva (foto), calouro de Engenharia, a experiência com o Projeto Integrador foi uma oportunidade para confirmar sua escolha pela engenharia. Desde cedo, ele se interessava pela engenharia e sua capacidade de criar soluções engenhosas. Davidson considera o projeto integrador desafiador no início, mas conforme o curso avançou, ele descobriu a importância prática dos conceitos estudados e se sentiu realizado ao aplicá-los com sucesso. Ele valorizou especialmente o acesso aos laboratórios desde o início do curso, destacando a oportunidade de aprendizado prático.

Professor da disciplina na Escola Politécnica, Felipe Corrêa Veloso Santos, enfatizou a importância do Projeto Integrador, especialmente para os estudantes que estão iniciando um curso de Engenharia. “Essa prática traz segurança para o aluno se conhecer. Eu estou fazendo um curso que realmente me identifico, porque isso é importante.” Ele destacou que essa abordagem prática ajuda os acadêmicos a se identificarem com o curso desde cedo, permitindo que tomem decisões informadas sobre suas carreiras futuras. Além disso, a presença de aulas práticas na instituição, mesmo em um curso semipresencial, fornece suporte e orientação aos alunos, permitindo que tirem dúvidas e recebam assistência quando necessário.

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.