Missa encerra o Tríduo e celebra o dia de São José

Por iniciativa da Pró-Reitoria de Administração (Proad), o Tríduo à São José, que teve início no último dia 14, quinta-feira, na Área 3, foi finalizado na manhã desta terça-feira, 19, com a missa ao santo, na capela de São José da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), localizada na Área 6.

São José é o patrono universal da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores, além de ser o protetor das famílias. Sua história é exemplo e inspiração para devotos no mundo inteiro, que celebraram a data religiosa em homenagem ao santo e na PUC Goiás, a iniciativa do Tríduo conta sempre com vasta adesão da comunidade acadêmica.

Pela primeira vez a missa foi celebrada pelo pároco da Paróquia São João Evangelista, padre David Pereira de Jesus, e concelebrada por mais três sacerdotes: padres Elismar, Gester e Thyers.

O Pró-reitor de Administração, professor Daniel Barbosa, destacou que, o então arcebispo emérito, Dom Washington Cruz, elegeu São José padroeiro da Proad e, por essa razão, com muita devoção, todos os anos a referida pró-reitoria toma a frente das celebrações na universidade, promovendo em sua organização.

O professor ainda citou que a importância histórica de São José na sociedade mobiliza a comunidade e a gestão da universidade: “Percebemos um empenho de todos para participar da homenagem desse santo tão importante para o projeto de salvação e evangelização junto com Jesus Cristo e Nossa Senhora, formando a sagrada família, que está na base da nossa sociedade”.

Padre David, por sua vez, ressaltou que a celebração de hoje é, na verdade, uma solenidade que encerra o Tríduo e faz justa homenagem ao patrono da igreja: “São José como padroeiro da igreja universal é referência de um homem justo, que soube escutar a voz de Deus e todos que aqui estão hoje vieram para agradecer a intercessão dele em sua vida”.

Um pouco da história de São José

O dia de São José comemora o patrono universal da Igreja Católica. São José ou José de Nazaré teve grande responsabilidade por ter sido o marido de Maria e assumido a paternidade terrena de Cristo.

São José é conhecido como um modelo de virtude para os cristãos. É invocado como protetor das famílias, trabalhadores e dos que estão próximos da morte. É honrado com muitas igrejas e capelas dedicadas em sua homenagem em todo o mundo.

Sabe-se que era carpinteiro, pelos primeiros capítulos dos Evangelhos de Mateus e Lucas e é referido como o Santo do Silêncio porque nos relatos bíblicos não aparece nenhuma palavra dita por ele, apenas a sua fé, amor e compreensão por Maria e Jesus. O mais provável é que ele morreu antes do ministério público de Jesus porque não esteve aos pés da cruz com Maria. Sua festa é celebrada a cada 19 de março e, se a data coincide com a Semana Santa, é alterada para o sábado anterior.

A devoção a São José tem um significado especial para o Papa Francisco, que escreveu uma Carta Apostólica sobre São José intitulada “Patris Corde” (“Com o coração de pai”), na qual destacou a importância da figura de São José como um modelo de paternidade e devoção a Deus.

Fotos: Wagmar Alve

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.