XII Ginasticando apresenta estudantes da Educação Física em atividades no Câmpus II

Os acadêmicos do curso de Educação física do 1º e 2º módulos da disciplina ‘Fundamentos da Ginástica’, apresentaram o XII Ginasticando na manhã desta quarta-feira, 13, no Ginásio Didático do Câmpus II (Jardim Mariliza), com o tema ‘Músicas infantis’.

A disciplina ‘Fundamentos da ginástica’ tem como principal objetivo ensinar o estudante a desenvolver, pedagogicamente, formas de dar aula, ou seja, tornar-se um profissional qualificado para atender a comunidade no tripé da universidade (ensino, pesquisa e extensão), já que existe a possibilidade de desenvolver pesquisas de TCC em escolas, diferentes campos de atuação da Educação Física, mas, para isso, é necessário que a disciplina trabalhe o aluno de forma global, ou seja, em seus aspectos cognitivo, afetivo, psicomotor e social.

Atenta e acompanhando a execução das atividades, a professora Neusa Maria Silva Frausino, que ministra aula para os cursos de Educação Física nas modalidades licenciatura e bacharelado, explicou que a  atividade integra o calendário acadêmico do curso de Educação Física, juntamente com a semana científica, e é também uma forma de avaliação dos alunos que, no decorrer do semestre, passam por uma vivência dos processos pedagógicos dos exercícios da ginástica: “Por meio desses exercícios, eles vão trabalhar uma montagem coreográfica dentro do limite e possibilidade de cada um”, explica.

Outro aspecto importante da atividade é que o estudante ‘aprende a ensinar’, coordenando equipes, fazendo a chamada e aplicando os fundamentos da ginástica, trabalhando aspectos como a coordenação motora e cognitivos relacionados às valências físicas básicas: força, flexibilidade, desenvolvendo o próprio estudante essas habilidades também, dentro de suas próprias possibilidades.

Um dos estudantes que participou do ‘Ginasticando’ foi Jullyo César Carvalho de Santana. Cursando o 5º período do curso de Educação Física, ele entende que atividades como essa ajudam a compartilhar o conhecimento trazido da sala de aula para, posteriormente, exercer como futuros educadores, utilizando didática, e trabalhando também a socialização.

Jullyo destacou um outro fator importante relacionado à atividade física e à necessidade de estimulá-la o quanto antes: “Estimular a prática de atividade física na infância e muito importante principalmente porque nos dados informados no último Censo, os dados relativos ao crescimento do índice de obesidade entre as crianças, especialmente a partir dos 10 anos de idade, foi alarmante, motivo pelo qual eu acho necessário incentivar a adoção da atividade física como hábito por questão de saúde pública, independente da modalidade escolhida, porque o ganho também é cognitivo.”

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
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