Campanha pela Saúde leva estudantes da PUC a promover prevenção

Em uma parceria entre os cursos de Medicina e Odontologia da PUC Goiás com o Lion Club, e Laboratório Núcleo, na manhã do último sábado, 11, foi feito um mutirão de atendimentos em Aparecida de Goiânia. A programação teve início às 8:30h e foi até às 11:30h e contemplou aferição de pressão, exames de glicemia, orientações a respeito da obesidade, diabetes, câncer bucal e prevenção à cárie infantil.

Idealizadora do projeto, a professora Isabel Cristina Carvalho Medeiros Francescantonio, explica que o intuito do evento é promover, acima de tudo, a prevenção: “Nós não estamos aqui para prescrever, e sim, para orientar e prevenir. Eu entendo que a melhor coisa da Medicina é a prevenção: evitar que a doença apareça é muito melhor e é nesse sentido que a gente trabalha e que as ligas se envolvem pra que a gente consiga fazer esse evento acontecer”.

Com a adesão de 30 estudantes do curso de Medicina da PUC Goiás e de cerca de 6 do curso de Odontologia, a equipe ganhou reforço de alguns estudantes da UFG que pediram para participar e foram autorizados, afinal, se é para somar e colaborar com a qualidade da entrega do trabalho final, quem se voluntariza é bem-vindo.

Dentre as atividades desempenhadas, está a monitorização de diabetes e orientação para quem tem risco de desenvolver a doença: “Existe um critério da Sociedade Brasileira de Diabetes que é norteado por um questionário que utilizamos com o paciente lançando mão de uma pontuação. Ao final, é possível aferir se o paciente tem alto ou baixo risco de desenvolver a doença, o que norteará os nossos cuidados”, esclarece Isabel.

Vila Lions

Em uma iniciativa filantrópica do Lions Club, foi construída uma vila com 11 casas destinadas a famílias que possuem entre seus entes pessoas com necessidades especiais, a fim de abrigá-los de forma digna e humana e facilitar o acesso ao atendimento médico, quando necessário: “Às vezes, o paciente tem resistência de procurar ajuda médica por medo, por inibição ou por não ter a mínima condição de se deslocar até um centro de saúde”, destaca a professora Isabel.

Ainda de acordo com Isabel Francescantonio, a pretensão da PUC Goiás, por meio das ligas acadêmicas e estudantes dos cursos das áreas da saúde, é ‘adotar’ a vila e promover, tanto quanto possível, diversas ações para a comunidade.

Em uma das casas da Vila Lions mora Davyd de Oliveira, acometido de paralisia cerebral. Aos 13 anos, ele aguardava a visita domiciliar da equipe na companhia da irmã, Camilly de Oliveira, de 15 anos. Depois que a equipe médica fez o atendimento ao paciente, foi a vez da equipe da Odontologia tomar a frente. Capitaneada pela professora Juliê Marra de Paula, as estudantes e a professora instruíram tanto o paciente quanto a irmã sobre a melhor forma de se proceder à escovação para evitar o acúmulo de placas bacterianas e cáries.

Crédito das imagens: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.