Colóquio Internacional do Nearg discute religião e fascismo

O IV Colóquio Internacional do Núcleo de Estudos Avançados em Religião e Globalização (Nearg), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, será realizado de 14 a 16 de junho em formato híbrido.

Nesta edição, pesquisadores da Alemanha, Itália, Espanha, Argentina, Costa Rica e Brasil discutirão o tema Religião e Fascismo. De acordo com o presidente da comissão organizadora, prof. Alberto Moreira, o objetivo do evento é reforçar as instituições da democracia e as práticas democráticas entre as pessoas, além de devolver à sociedade aquilo que ela tem direito, ou seja, uma reflexão crítica sobre si mesma.

Ao considerar o passado autoritário do Brasil, o professor explica que o Nearg convidou diversos especialistas para discutir temas ligados a essa problemática. “Os setores das igrejas são não apenas colonizados, invadidos e cooptados pelo discurso autoritário, como também desenvolvem uma justificativa teológica para práticas autoritárias ou até mesmo fascistas ou neofascistas”, analisou.

Para exemplificar essas considerações, o docente citou o movimento integralista dos anos 1930-40,  ligado à extrema direita católica, que se mantém vivo em suas práticas e ideais até hoje, além de chamar atenção para os setores significativos das igrejas pentecostais e neopentecostais, que “assumiram símbolos, práticas e discursos que lembram muito o autoritarismo fascista”.

Inscrições abertas

Interessados(as) em participar do Colóquio como ouvintes devem efetuar inscrição neste link. A programação completa está disponível na página oficial do evento.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.