Atividades laborais marcam a abertura da Sipat

As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) da PUC Goiás deram início, hoje, 12, a uma série de palestras, que ocorrerão em todos os câmpus da universidade, sobre temas relacionados à prevenção de acidentes. As palestras seguem até o dia 15.

Na abertura do evento, que ocorreu na manhã de hoje, 12, no auditório da Área 2, a professora Zingarah Májory, fisioterapeuta, proferiu palestra com o tema ‘Prevenir é o melhor remédio – cuidados de saúde no uso do computador’.

Em sua exposição, a professora abordou formas de se evitar que o trabalhador adquira, com o tempo, lesões relacionadas à prática da sua profissão, exemplificando, por meio de imagens, a forma adequada de se fazer uso de equipamentos como o computador e o celular.

Ao final, Zingarah reuniu sua equipe e propôs aos presentes a prática de alguns exercícios laborais, feitos com entusiasmo por todos. As expectativas da palestrante em relação à Sipat são de integração em prol da melhora da saúde do trabalhador. “É muito importante a PUC incentivar e realizar esse evento, assim como é importante que os trabalhadores estejam engajados para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e com mais qualidade de vida”, destacou.

Presente no evento, a coordenadora de Recursos Humanos da PUC Goiás, Graciele Pinheiro Teles, lembrou que um dos objetivos da Sipat é cumprir as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, cujo foco é a segurança do trabalho: “A nossa pretensão é expor o que pode ser feito pelo próprio trabalhador e pela instituição empregadora para evitar a ocorrência de doenças ocupacionais e de acidentes do trabalho”, esclareceu.

Na oportunidade, Graciele frisou que, para a programação do evento, cada Cipa ficou responsável por organizar e promover as atividades voltadas para a segurança no trabalho. “Todas elas fizeram atividades para esse fim”, informou.

A presidente da Cipa do Câmpus 1, Sandra Aparecida de Araújo Terra, e o engenheiro de segurança do trabalho, Fernando de Brito Jardim, também estiveram presentes e prestigiaram a abertura do evento.

Amanhã, será a vez do Câmpus V receber o evento com a palestra ‘Quanto custa um acidente de Trabalho?’, que será proferida pelo professor do curso de Direito da Escola de Direito, Negócios e Comunicação (EDNC), José Roberto Furlanetto de Abreu Junior. Na quarta-feira, representantes do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás falarão sobre ‘Noções de Prevenção e Combate a Incêndio, no Câmpus III. Fechando a Sipat, na quinta-feira, no Câmpus II, o professor dr. Jales Teixeira Chaves Filho, do curso de Agronomia, falará sobre ‘Cuidados na utilização de defensivos agrícolas’.

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.