Dom João Justino ministra aula magna na PUC

Um pastor da educação, que estuda e acolhe o projeto educativo do papa Francisco. Com esse olhar, o arcebispo metropolitano de Goiânia e grão-chanceler da universidade, dom João Justino, ministrou a aula magna do curso de Teologia da PUC Goiás, na última sexta-feira, 18 de março, no Auditório da Área 2 (Praça Universitária), sobre o tema Interpelações para a educação universitária à luz da palavra do papa Francisco.

Antes de ser eleito como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, em 2015, dom João já vinha acompanhando o projeto educativo de Francisco e destacou, durante a palestra, a essência da missão do santo padre, que completou 9 anos de pontificado no Dia de São José, 19 de março.

No decorrer da aula, ele citou relevantes documentos escritos pelo papa, entre eles, a exortação apostólica Evangelii Gaudium, publicada em novembro de 2013, que apresenta os objetivos do seu pontificado.

O arcebispo também refletiu sobre como a biografia, formação acadêmica, trajetória religiosa e espiritualidade do padre jesuíta influenciaram a paixão de Jorge Mario Bergoglio pela educação e como sua fé em Jesus Cristo move o chamado para uma Igreja missionária.

Igreja em Saída

Um ponto de destaque na fala do palestrante foi o ponto de partida do projeto de Francisco. Dom João relembrou as últimas intervenções realizadas pelo então cardeal Bergoglio na Santa Sé, antes de ser eleito papa. Em um manuscrito, o jesuíta partilhou com seus colegas cardeais uma demanda urgente e necessária para aquele contexto: a Igreja precisava sair de si mesma.

Dessa forma, com uma visão de uma Igreja em Saída e de portas abertas para anunciar a alegria do Evangelho, o cardeal argentino mostrou ao mundo a grandeza da sua missão.

Da eleição do santo padre, em 2013, à convocação do Pacto Educativo Global, em 2020, o palestrante contextualizou que uma “Igreja em saída leva, também, a uma escola em saída”, deixando a mensagem de que a evangelização tem uma essência educativa e aponta os caminhos para a formação integral do ser humano.

Dom João: o pontificado de Francisco influencia, também, o projeto educativo das escolas e universidades

Assim que eu chego, sou convidado para estar com toda a comunidade acadêmica, abrindo esta aula de 2022. É uma grande honra, no início do meu ministério na Arquidiocese de Goiânia, na qualidade de grão-chanceler da universidade, portando uma marca forte de vínculo do pastor diocesano com a universidade católica“.

Dom João Justino proferiu sua primeira aula magna na universidade, na ocasião do seu 30º dia de posse canônica

Formação

Dom João Justino é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma (Itália). Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG), em 1984, onde cursou Filosofia e Teologia.

Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Também foi perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Conheça a trajetória acadêmica do religioso aqui.

Aula Magna do curso de Teologia ocorreu após a Missa em Ação de Graças pela Abertura do Semestre Letivo

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.