Setenário encerra estudos sobre o ano de São José

Para celebrar os 150 anos da proclamação de São José como padroeiro da Igreja Católica, a Pró-Reitoria de Administração da PUC Goiás e a Paróquia Universitária São João Evangelista realizaram durante o mês de março o setenário em homenagem ao santo. Durante sete encontros, que se encerram nesta quarta-feira, 17, foi discutida a carta apostólica do papa Francisco que precede as comemorações do ano de São José e do ano da Família, que começam nesta sexta-feira, 19.

São José é o padroeiro da Pró-Reitoria e todo mês de março, a equipe se organiza para agradecer e celebrar suas bênçãos. Nas reuniões, a carta do papa Francisco foi lida e discutida com o intuito de ajudar os fieis a descobrir a figura de José, pai adotivo de Jesus.

De acordo com o padre Davi Pereira de Jesus, o setenário foi propostodiante da realidade da pandemia do novo coronavírus. “Fizemos a opção de ao invés de nos reunir na Capela São José para apenas rezar uma novena, propusemos de conhecer melhor o documento e compartilhar com a comunidade através de um canal de streaming que pudesse alcançar a todos. Dai a ideia do Setenário (sete encontros de oração). Cada dia meditamos um tema proposto pelo Papa Francisco e em seguida celebramos a Santa Missa”, explicou ele.

Segundo o pró-reitor de Administração, professor Daniel Barbosa, os sete encontros trouxeram boas reflexões e preparam para a data. “Essa preparação visa dar suporte nos encontros, nas celebrações, durante o ano de São José”. Os participantes serão multiplicadores durante todo o ano. Ele lembrou que São José está nas origens da PUC Goiás a partir da devoção dos seus fundadores.

Os encontros foram transmitidos pelos canais da PUC Goiás e da Paróquia Universitária no YouTube para facilitar o acesso de toda a comunidade. No último encontro, o tema será Pai na sombra. O encontro acontece em forma de Lectio orante. “Além das orações e leitura do texto, temos a oportunidade de crescer na partilha a respeito do tema do dia. A participação tem sido boa, pois vemos que muitos apresentam nos comentários sua sede de Deus e a alegria de conhecer um pouco mais sobre a pessoa de São José”, explica o Padre Davi.

Na próxima sexta, 19, dia de São José, com missa celebrada pelo arcebispo dom Washington Cruz, às 9 horas, na Capela que leva o nome do santo. A missa será transmitida pelos canais do YouTube. Na capela, estarão presentes somente o celebrante e a equipe litúrgica.