Pibid encerra ciclo e apresenta projetos para 2020

Mais um ciclo do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) foi concluído na PUC Goiás. O evento de encerramento reuniu estudantes, professores e supervisores no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) na última quarta-feira, 4, com a conferência Desafios da contemporaneidade na formação de professores para a educação básica, ministrada pela profa. Lygianne Batista Vieira (UnB).

“A participação dos pibidianos [como são chamados os estudantes e professores ativos no programa] foi bastante significativa nas escolas, assim como as contribuições que proporcionaram nas escolas parceiras”, pontuou o coordenador institucional do ciclo 2018/2 – 2019, professor dr. José de Oliveira Barbalho. Foram aproximadamente 200 “pibidianos” envolvidos no ciclo passado, atuando em escolas públicas da rede municipal e estadual em Goiânia.

Para o diretor da escola, professor dr. Romilson Siqueira, o programa institucional articula três escolas da universidade numa importante etapa formativa para a escola pública. “A PUC Goiás participa desde o início do Pibid e desde o início ele tem sido referência no Centro-Oeste”, destacou. “A escola pública não é o lugar de qualquer um, ela é o lugar de todos”.

Espaço de direito, a escola pública é também um espaço de desafios para o corpo docente, historicamente pouco valorizado no Brasil. “Temos uma série de desafios do professor em relação à sociedade: sua postura, seu papel frente às mudanças, a questão da violencia, ou melhor, das violências”, destaca Lygianne. “Defendo mesmo a importância da formação dos professores para estar nesse ambiente da educação básica, na sua valorização”, frisou.

Além do rito de encerramento de ciclo, o diretor da EFPH apresentou também os projetos enviados ao Ministério da Educação (MEC) para o ciclo iniciado em 2020. Pela primeira vez, dois projetos interdisciplinares foram elencados: um para o Pibid e outro para o ainda inédito programa de Residência Pedagógica. Enquanto o Pibid deve atender estudantes do primeiro ao quarto período dos cursos de licenciatura com 142 bolsas de iniciação à docência, a Residência Pedagógica atenderá estudantes do quinto ao sétimo período, com 134 bolsas. Ambos envolvem estudantes de licenciaturas das escolas de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), de Ciências Exatas e Computação (ECEC) e de Ciências Agrárias e Biológicas (ECAB). Os projetos aguardam aprovação para o início no segundo semestre.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.