Campanha Novembro Azul é realizada na PUC

Em todo o mundo, novembro é o mês de prevenção ao câncer de próstata, segunda doença mais comum entre os homens no Brasil. Apenas no ano de 2017, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) registrou 15.391 mortes decorridas desse tipo de câncer.

Dessa forma, uma das formas de evitar o problema é realizar campanhas para conscientização da sociedade, de forma que as ações sejam preventivas, evitando novas vítimas. De olho nessa realidade, a Divisão de Recursos Humanos da PUC Goiás, em parceria com a Promed Planos de Saúde, e apoio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), realizaram uma ação preventiva ao câncer de próstata voltada aos funcionários da universidade.

Até o final da tarde desta quinta-feira, 14, na sede da DRH (Área 2), profissionais da área da Saúde conferem a pressão arterial dos funcionários e, também, realizam coleta de sangue para análise da glicemia e diagnóstico de PSA (Antígenos Específicos da Próstata). A ginecologista obstetra, Juliana Rizzo, também proferiu palestra sobre o tema Novembro Azul e a equipe do Alonga RH realizou uma sessão de relaxamento com os participantes.

Um fato que chamou atenção da coordenadora de Recursos Humanos, Graciele Pinheiro Teles, foi a notável adesão dos funcionários da PUC que compareceram ao Serviço de Atendimento à Saúde desde o início da manhã, para participarem dos atendimentos. Além da Campanha Outubro Rosa voltada para as mulheres, a Divisão também pretende realizar a Campanha do Setembro Amarelo, no próximo ano,  para discutir e prevenir casos de suicídio.

O funcionário do SAS, Cleuton Alves de Carvalho Filho, 26 anos, participou do evento e falou sobre a relevância do acesso à informação de qualidade. “A Campanha demonstra a preocupação da universidade com os trabalhadores, na minha família já houve casos de câncer de próstata, então eu procuro sempre me informar. Realizei os exames, ouvi as orientações e percebemos que o pessoal está empenhado”, opinou o funcionário.

Além do acompanhamento médico, ter alimentação saudável,manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são algumas ações preventivas ao câncer de próstata. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, são fatores de risco para a doença a idade avançada, histórico de câncer na família e obesidade.

(Com colaboração da estagiária Izabella Moura)

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.