Zootecnia na era digital pauta discussão científica

A Zootecnia é uma das áreas do conhecimento que mais cresceu durante a pandemia. Ela tem contribuído para que o País atinja grandes patamares produtivos na agropecuária. De acordo com a Sociedade Brasileira de Zootecnistas (ABZ), este campo do saber vai além de estudar a criação, conservação e produção animal. Com ênfase para os animais considerados domésticos, essa ciência é norteada por princípios éticos e sustentáveis, pois pontua não só o manejo, como também a nutrição e sanidade do animal.

De olho na dinâmica do mundo contemporâneo e atento às novas exigências que a área demanda dos profissionais, principalmente diante dos avanços tecnológicos, o colegiado do curso de Zootecnia da PUC Goiás preparou uma programação científica, intitulada 26ª Semana da Zootecnia, que integra as atividades do VII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da instituição.

Realizado de forma 100% remota, o CCTI será transmitido de 19 a 23 de outubro, pelo canal oficial da PUC no YouTube.

De forma geral, a Semana discutirá o tema A Zootecnia frente as inovações tecnológicas na era digital em 4.0 e contará com a presença de palestrantes convidados, que irão refletir sobre os segmentos da profissão que mais se destacam no cenário atual, entre eles, a reprodução animal, o agronegócio e o empreendedorismo.

Segundo o coordenador do curso, prof. Bruno de Souza Mariano, a Zootecnia não parou, se sobressaiu durante a pandemia e vem evoluindo no aspecto tecnológico.

Neste sentido, o intuito do evento é incentivar esta reflexão juntamente à comunidade acadêmica e mostrar o potencial da profissão ao público geral, considerando seu impacto econômico e os campos de atuação que o futuro estudante poderá encontrar no mundo do trabalho.

Com início no dia 19 e término no dia 22 de outubro (a programação completa da 26ª Semana está disponível para download abaixo), duas palestras ganham destaque na programação, devido ao impacto dos temas discutidos para a atualidade.

Agroindústria 4.0

O dr. Celso da Costa Carrer, que é coordenador do Grupo de Estudos em Empreendedorismo no Agronegócio (GEMA) da Faculdade de Medicina, Veterinária e Zootecnia da USP, profere palestra no dia 20 de outubro, às 8 horas, sobre o tema Conceito e tendências da Agroindústria 4.0: oportunidades para as startups do agronegócio.

O empreendedorismo é um tema recorrente nas edições da Semana e vem sendo pautado por ser considerado um celeiro de oportunidades. De acordo com o prof. Bruno, é importante refletir não apenas sobre a adoção das novas tecnologias, mas também encontrar novas formas de tornar o negócio mais eficiente e competitivo.

Um dos diferenciais do curso de Zootecnia da PUC é a oferta de disciplinas que capacitam os estudantes para a gestão, de forma que os mesmos possam ter conhecimentos e desenvolver habilidades para entender e coordenar todas as etapas da cadeia produtiva.

Bem-estar animal

Boas práticas zootécnicas aumentam a produtividade e alcançam o consumidor final

No dia 22 de outubro, às 11 horas, será a vez do Dr. Felipe Dalla Costa fazer uma atualização sobre bem-estar animal e as medidas de prevenção. Ele é médico veterinário e doutor pela UNESP, onde realizou pesquisas junto à equipe de bem-estar animal da EMBRAPA Suínos e Aves, Agri-Food Canada e a Royal Veterinary College – RVC (Londres).  Seu trabalho tem alcance e reconhecimento internacional.

O prof. Bruno também destaca que a área do bem-estar vem evoluindo na atualidade e acompanha a tecnologia. Trabalhar com animais em boas condições de saúde melhora a resposta imune dos mesmos, reduz perdas e os custos com medicamentos, dá ênfase nas boas práticas zootécnicas e suspende medidas agressivas contra os animais. Juntas, essas tecnologias e processos promovem aumento da produtividade e são capazes de gerar produtos de alto valor biológico para a sociedade.

O evento também contará com a participação de estudantes da iniciação científica, que irão socializar suas pesquisas realizadas na graduação e egressos da PUC também trazem sua contribuição ao evento, partilhando suas práticas exitosas no mundo do trabalho.

O curso

O curso de Zootecnia da PUC Goiás tem duração de cinco anos e proporciona a formação integral dos futuros profissionais, alinhando teoria e prática, em um espaço adequado para as experiências e a formação dos zootecnistas.

Atualmente, é o curso de Zootecnia com mais tempo de funcionamento no Estado de Goiás, apresentando um corpo docente extremamente qualificado e experiente, com 95% de doutores. Oferece laboratórios em funcionamento com amplas condições de atendimento às demandas de aulas e pesquisas, bem como nos setores de produção, com amostras de ovinos, caprinos, equinos, bovinos, aves e peixes. Saiba mais sobre o projeto pedagógico e as formas de ingresso aqui.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.