XIV Simpósio de Pedagogia é aberto na universidade

O tema Sociedade, Educação e Violência: silêncios e enfrentamentos conduz a discussão do XIV Simpósio do Curso de Pedagogia da PUC Goiás, que foi aberto na manhã desta quinta-feira, 29, na Área 2 (Praça Universitária) e continua até sábado, 1º de dezembro. Representantes da Escola de Formação de Professores e Humanidades, coordenação do curso de Pedagogia e organização do evento participaram da solenidade de abertura no turno matutino. O destaque da programação foi a palestra proferida pela pós-doutora em Educação e professora pesquisadora da UEG, Vera Lúcia Pinheiro, que partilhou com os estudantes suas pesquisas na área da violência.

Essa temática está presente na produção acadêmica da palestrante desde a graduação em Pedagogia. Em sua explanação, ela compartilhou algumas constatações da pesquisa intitulada Violência na escola: o crescente envolvimento de meninas, realizada juntamente a um grupo de alunos bolsistas em uma escola de Anápolis, onde pôde perceber um crescimento real do envolvimento de meninas na violência.

Na metodologia, ela aplicou análises com grupos focais, fazendo um mapeamento social da violência: “as meninas eram mais vítimas do que produtoras da violência”, declarou Vera, ao investigar o contexto dos espaços sociais que as meninas frequentavam, muitas vezes, reproduzindo discursos de ódio sem uma causa aparente. Ela também destacou a necessidade de a escola ser um lugar de incentivo ao espírito colaborativo e exercício do senso crítico, de forma que a educação seja uma forma positiva de romper paradigmas e transformar realidades.

Para a coordenadora geral do evento, profa. Daniella Couto Lobo, o Simpósio tem o intuito de apresentar outras possibilidades em relação ao enfrentamento da violência. Durante os três dias da programação a violência contra a criança, o jovem e a mulher serão discutidas, de forma a ter um caráter formativo para os futuros professores.

Somado a isso também serão realizados, de forma concomitante, o II Encontro de Estágio e a VII Mostra Produção Cultural dos discentes e docentes do Curso de Pedagogia. A Escola de Circo Dom Fernando, projeto de extensão da universidade, que trabalha didática do circo social com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, também marca presença no evento, com a participação de alunos e arte-educadores do projeto, que apresentam performances artísticas.

De olho nesse contexto, a coordenadora do curso de Pedagogia, profa. Maria Cristina das Graças Mesquita, destacou a relevância do evento para a formação dos pedagogos. “É uma complementação da formação acadêmica, que não é feita apenas em sala de aula. Tudo é um ensinamento, um aprendizado, um currículo. Precisamos sair deste evento com mais clareza de como fazer esse enfrentamento”, pontuou.

Confira aqui a programação completa do Simpósio.

Fotos: Wagmar Alves