XIII Jornada Goiana de Fonoaudiologia traz conhecimento para estudantes

Com o objetivo de promover a integração e atualização de estudantes e egressos, a XIII Jornada Goiana de Fonoaudiologia e VII Encontro de Egressos do curso da PUC Goiás teve início na última manhã de quinta-feira, 21, e segue até a manhã do próximo sábado, 23. O evento, que é atividade acadêmica para os estudantes, foi organizado pelo colegiado do curso e está se desenvolvendo no auditório da Área IV, com palestras feitas por convidados sobre diversos temas dentro da área, que é ampla e multidisciplinar.

Dentre os temas já abordados está o uso das mídias sociais na vida profissional; contribuições do vídeodeglutograma para diagnóstico e reabilitação; saúde auditiva do trabalhador (atuação no mercado de trabalho, processos jurídicos e auditorias) e manejo do aleitamento materno na perspectiva da Fonoaudiologia.

A coordenadora do curso, professora Sílvia Maria Ramos, explica que a amplitude da atuação profissional do fonoaudiólogo é muito grande: “A fonoaudiologia trata de várias questões relacionadas à saúde, desde os distúrbios da comunicação, que envolvem voz, fala, linguagem, à questões mais específicas, como é o caso da disfagia, que trata de pacientes que apresentam dificuldade para engolir. Há também a fono educacional, que atua na escola, e a áudio educacional, nas empresas. A bem da verdade, a fonoaudiologia tem atuação do bebê ao idoso”, explica.

A professora registra, ainda, que o mercado de trabalho na área está em ascensão, com muitas ofertas: “Os nossos formandos saem da graduação escolhendo a área de atuação, seja nas equipes multiprofissionais ou em outros ramos, todos bem remunerados. Outro dado importante de se citar é que, com o aumento do número de diagnósticos de autismo, o trabalho desempenhado pelo profissional no tratamento dessa patologia é essencial para melhor desenvolvimento da linguagem, de forma geral”.

A programação de sábado, 23, contempla, ainda, mais duas palestras: a primeira, apresentará casos clínicos em voz profissional e será feita pela fonoaudióloga Sílvia Ramos e pelo médico otorrinolaringologista Hugo Valter Lisboa. Em seguida, a fonoaudióloga Fernanda Dreux Miranda Fernandes fará ema exposição sobre a avaliação e diagnóstico fonoaudiológico em autismo infantil. O evento terá início às 8h e término às 12h.