XII Jornada Goiana de Fonoaudiologia reúne acadêmicos e egressos

Com a proposta de ensinar e atualizar, a coordenação do curso e o Centro Acadêmico de Fonoaudiologia realizaram a XII Jornada Goiana de Fonoaudiologia e o VI Encontro de Egressos de Fonoaudiologia da PUC Goiás.

O evento é gratuito e segue até sábado, 24, com palestras, oficinas, debates e mesas-redondas, voltadas para acadêmicos e também para a atualização de profissionais da área, no auditório da Área 4.

O objetivo do evento é estimular os acadêmicos a descobrirem áreas de interesse por meio do encontro com profissionais bem-sucedidos, além de atualizar egressos da universidade sobre o mercado de trabalho.

Serão responsáveis pelas palestras egressos do curso que atuam em diferentes áreas da fonoaudiologia, com grande reconhecimento em sua área profissional.

Na abertura do evento, foram homenageadas três professoras aposentadas: Mariângela Gouveia, Amélia Cristina Portugal e Ivone do Nascimento.

Ao falar sobre a homenagem e o evento, a professora Mariângela manifestou imensa alegria. “É muito bom chegar aqui e ver todo esse pessoal animado para essa jornada. Tenho imensa gratidão à PUC Goiás, que me acolheu por 23 anos como professora”, afirmou.

A professora Sonia Margarida Gomes Sousa, pró-reitora de Graduação, lembrou que, em 2022, o curso de Fonoaudiologia completa 30 anos: “Neste evento, também estamos festejando o conhecimento, a importância desse curso para Goiânia, Goiás e o Brasil. É um compromisso com a formação de fonoaudiólogas e fonoaudiólogos de excelência, que contribuem enormemente para essa área do conhecimento e para a formação de equipes multiprofissionais que atuam na área da saúde”, destacou.

Egressa do curso e profissional renomada na área da fonoaudiologia estética, a professora Cejana Baiocchi Souza, responsável por ministrar uma palestra que aborda o tema, disse sentir-se honrada por participar do evento, já que foi aluna da PUC Goiás e hoje é professora universitária na instituição.

Ela ainda contou que a associação que as pessoas faziam entre a fonoaudiologia estética e a vaidade e beleza sempre causaram incômodo: “Eu fiz o meu doutorado e o meu pós-doutorado em fonoaudiologia estética porque eu queria entender até que ponto isso impactava na vida das pessoas, especialmente das mulheres, como uma questão de saúde. A fonoaudiologia estética pode causar grande impacto positivo no bem-estar, na autoestima e na qualidade de vida, além do rejuvenescimento facial”, explicou.

Realizada com o sucesso do evento, a coordenadora do curso, professora Sílvia Maria Ramos, ressaltou a importância de promover eventos como este, que aproximam acadêmicos e profissionais, já que, na sua opinião, congregar acadêmicos e egressos é uma oportunidade ímpar. “Os acadêmicos têm como modelo esses egressos que hoje fazem sucesso no mercado, trabalhando nas diferentes áreas da fonoaudiologia. As tecnologias estão avançadas e nós temos vários profissionais atuando em diferentes especialidades. É uma oportunidade que o aluno tem de conhecer esse profissional, que foi formado aqui, e hoje representa a fonoaudiologia no Brasil, nos congressos brasileiros, enfim, é a oportunidade do acadêmico estar perto do profissional, para conversar, tirar dúvidas e até mesmo elaborar um projeto de pesquisa”, afirmou.

No mesmo sentido expressou-se a aluna do curso de fonoaudiologia, Larissa Marques.  “Eu estava esperando por esse evento porque ter contato com a realidade de profissionais bem-sucedidos que estão no mercado agrega muito conhecimento para a gente, que ainda é acadêmica do curso”, disse.