XI Congresso Internacional em Ciências da Religião é aberto na universidade

O XI Congresso Internacional em Ciências da Religião foi oficialmente aberto na noite desta terça-feira, 18, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades. Com programação aberta até o dia 20 de abril, o evento oferece 262 comunicações científicas, distribuídas em 25 sessões, mobilizando participantes de 12 nacionalidades.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, o evento discute o tema Religião, Arte e Cultura: multiplicidades convergentes. Apesar de tradicional na agenda acadêmica, pela primeira vez o Congresso é realizado no formato híbrido e outra novidade é a ênfase nas promoções culturais, como a exposição Espiritualidade Poética, promovida em parceria com a Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV), que movimentou o pré-congresso.

Presidente do Congresso, o prof. José Reinaldo informou que a 11ª edição registra 806 inscrições e envolve a participação de 116 instituições de ensino superior brasileiras. Já os congressistas internacionais são oriundos da África, Europa e América do Norte.

O docente também foi o moderador da conferência do prof. Costantino Esposito, da Universidade de Bari (Itália), ministrada em português e transmitida pelo canal da PUC Goiás no YouTube.

Com o questionamento O que nos faz conhecer a beleza?, o pesquisador internacional trouxe uma reflexão sobre o que a beleza mobiliza e que tipo de conhecimento as pessoas constroem a partir da experiência estética da experiência da beleza.

Doutor em Filosofia, Constantino é professor titular de História da Filosofia na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade Aldo Moro de Bari (Itália). O conteúdo completo da conferência preparada especialmente para o Congresso pode ser acessado neste link.

De acordo com a reitora da PUC, Olga Izilda Ronchi, a adesão ao evento mostra o interesse pelo tema e a excelência do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, que recebeu a nota 5 da Capes (conceito máximo nacional) pela terceira vez consecutiva.

“O Programa tem uma abrangência muito grande e desponta no cenário nacional pela excelência do seu projeto e, portanto, este Congresso para nós é motivo de muita alegria e muito orgulho”, destacou. Criado em 1999, o Programa celebra neste ano de 2023 seu Jubileu de Prata.

Mesa

Compuseram a mesa de abertura, a reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila Valverde; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Clóvis Ecco; o presidente do Congresso, prof. José Reinaldo; a coordenadora da área de avaliação da Capes. Profa. Carolina Teles Lemos e o diretor da EFPH, prof. Romilson Martins Siqueira.

Fotos: Ana Paula Abrão