XI Congresso Internacional em Ciências da Religião é aberto na universidade

O XI Congresso Internacional em Ciências da Religião foi oficialmente aberto na noite desta terça-feira, 18, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades. Com programação aberta até o dia 20 de abril, o evento oferece 262 comunicações científicas, distribuídas em 25 sessões, mobilizando participantes de 12 nacionalidades.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, o evento discute o tema Religião, Arte e Cultura: multiplicidades convergentes. Apesar de tradicional na agenda acadêmica, pela primeira vez o Congresso é realizado no formato híbrido e outra novidade é a ênfase nas promoções culturais, como a exposição Espiritualidade Poética, promovida em parceria com a Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV), que movimentou o pré-congresso.

Presidente do Congresso, o prof. José Reinaldo informou que a 11ª edição registra 806 inscrições e envolve a participação de 116 instituições de ensino superior brasileiras. Já os congressistas internacionais são oriundos da África, Europa e América do Norte.

O docente também foi o moderador da conferência do prof. Costantino Esposito, da Universidade de Bari (Itália), ministrada em português e transmitida pelo canal da PUC Goiás no YouTube.

Com o questionamento O que nos faz conhecer a beleza?, o pesquisador internacional trouxe uma reflexão sobre o que a beleza mobiliza e que tipo de conhecimento as pessoas constroem a partir da experiência estética da experiência da beleza.

Doutor em Filosofia, Constantino é professor titular de História da Filosofia na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade Aldo Moro de Bari (Itália). O conteúdo completo da conferência preparada especialmente para o Congresso pode ser acessado neste link.

De acordo com a reitora da PUC, Olga Izilda Ronchi, a adesão ao evento mostra o interesse pelo tema e a excelência do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, que recebeu a nota 5 da Capes (conceito máximo nacional) pela terceira vez consecutiva.

“O Programa tem uma abrangência muito grande e desponta no cenário nacional pela excelência do seu projeto e, portanto, este Congresso para nós é motivo de muita alegria e muito orgulho”, destacou. Criado em 1999, o Programa celebra neste ano de 2023 seu Jubileu de Prata.

Mesa

Compuseram a mesa de abertura, a reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila Valverde; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Clóvis Ecco; o presidente do Congresso, prof. José Reinaldo; a coordenadora da área de avaliação da Capes. Profa. Carolina Teles Lemos e o diretor da EFPH, prof. Romilson Martins Siqueira.

Fotos: Ana Paula Abrão

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.