Workshop recebe quase 3 mil inscritos

Diante de um auditório lotado, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, profa. Milca Severino socializou informações com acadêmicos de todos os cursos de graduação sobre os passos básicos para se inscrever projetos nos programas de iniciação científica, nas mais diversas modalidades (bolsa institucional, CNPq, OVG e pesquisa voluntária). As inscrições ocorrem de 6 de março até 3 de abril e podem ser feitas na Página da Pesquisa. A mesma atividade se repete nos turnos vespertino (14h às 15h30) e noturno (17h30 às 19 horas) nesta quarta-feira, 22, no auditório da Área 4 (Praça Universitária). O edital estará disponível aos candidatos no dia 3 de março, na página mencionada.

“É muito importante que o estudante procure um professor pesquisador, porque a IC só é possível se estiver dentro de um projeto de um docente pesquisador. O aluno só trabalha sob a tutela de um pesquisador”, ressaltou. A pró-reitora também lembrou que a Iniciação Científica é uma etapa de suma importância para a formação de futuros cientistas: “é uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos, tanto na geração do conhecimento, como no uso dele, de modo que é um programa importantíssimo para universidade, estudantes e todo País”, ressaltou.

Entre os candidatos, é notável a curiosidade e a vontade por buscar novos conhecimentos e formas de complementar o currículo. “Nós temos uma noção de como elaborar uma monografia e como se posicionar como pesquisador, além da importância da pesquisa para a sociedade”, avaliou a acadêmica do 5º período do curso de Serviço Social, Adriana Silva de Oliveira, 20 anos. Já para o estudante Danilo Ernane, do 2º período de Direito, a IC é uma possibilidade para o aluno aperfeiçoar sua decisão, sobre que rumo tomar na trajetória acadêmica e profissional. “Juntamente com um professor, o estudante faz uma pesquisa mais avançada e encontra novos caminhos”, concluiu.

(Com colaboração da estagiária Ana Paula Leal)

Fotos: Weslley Cruz

Fotos: Gabriel D’Alexandria