Workshop orienta acadêmicos sobre iniciação científica

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope) da PUC Goiás realizou nesta quarta-feira, 21, o Workshop de Iniciação Científica, com o intuito de orientar os acadêmicos dos cursos de graduação sobre oportunidades na área da Pesquisa, assim como as modalidades de bolsas oferecidas aos candidatos (institucional, CNPq, OVG e pesquisa voluntária). O mesmo evento foi repetido em três momentos, no auditório da Área 4 (Praça Universitária), de forma a contemplar os estudantes de todos os turnos. Mais de 900 estudantes participaram do evento. Neste ano, as inscrições devem ser realizadas no período de 1º a 28 de março na página da Pesquisa. O edital do processo seletivo será divulgado no dia 26 de fevereiro.

“Além da aprendizagem, a Iniciação Científica ajuda a melhorar o currículo lattes do estudante, fato que facilita sua inserção no mestrado, doutorado e, também, no mercado de trabalho”, refletiu a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, que conduziu o Workshop.

A IC está disponível para estudantes de todos os cursos e, para participar, o estudante precisa procurar um professor pesquisador que tenha um projeto de pesquisa em andamento cadastrado na página do processo seletivo. “A pesquisa não precisa ser, necessariamente, do curso do estudante, ele pode buscar professores de outras áreas, vai depender da sua identificação com o projeto”, explica a profa. Milca. Na modalidade de voluntariado, é importante ressaltar que o acadêmico possui as mesmas obrigações e tarefas do bolsista.

Acadêmica do 6º período do curso de Ciências Aeronáuticas, Nathalie Figueira, participou do Workshop com o interesse de desenvolver pesquisas na esfera da aviação: “eu quero seguir carreira de piloto, mas há uma carência muito grande na nossa área em relação ao fazer ciência, à pesquisa. Quanto mais nos especializarmos, mais este esforço nos ajudará a ter um norte lá na frente, afinal é uma profissão muito tecnológica e precisamos de atualização constante”, refletiu a jovem.

Inscrições
Estudantes matriculados nos cursos de graduação da PUC Goiás, exceto aqueles com conclusão do curso prevista para este ano, podem se inscrever nos programas de IC. No ato da inscrição, é necessário cumprir as seguintes etapas: consultar os projetos de pesquisa em andamento na página sites.pucgoias.edu.br/pesquisa/projetos; procurar o professor responsável pelo projeto; elaborar Plano de Trabalho como parte do Projeto de Pesquisa do professor; ler o Edital de IC e, por último, realizar a inscrição postando toda a documentação necessária no site. Os valores das bolsas estarão especificados no edital do processo seletivo.

Dicas para o jovem pesquisador
– Acessar, constantemente, bibliotecas virtuais e sites científicos;
– Tentar participar de um projeto de pesquisa desde quando ingressa na instituição ( a partir do 3º período o estudante é mais competitivo para pleitear bolsas, mas nada disso impede o contato do estudante com a pesquisa desde o 1º período);
– Participação em eventos, tais como seminários, workshops e demais atividades acadêmicas para “alimentar o currículo”.
– Abertura para aprendizagem;
– Disponibilidade de tempo para se dedicar aos estudos;
– Aprendizagem de outras línguas (a começar pelo Inglês, a língua oficial da ciência);
– Ler bibliografias de outras áreas para aprimorar a redação;

• Inscrições – 1º a 28 de março
• Divulgação do edital: 26 de fevereiro

Mais informações: 3946 1073 ou 3946 1431.

Site: http://sites.pucgoias.edu.br/pesquisa

E-mail: pesquisa@pucgoias.edu.br