Workshop discute perspectivas profissionais dos farmacêuticos

O Conselho Regional de Farmácia em parceria com a PUC Goiás realizou, nesta quarta-feira, 21, workshop sobre as perspectivas de mercado para os profissionais da área. O evento integra semana de comemorações do Dia do Farmacêutico, que é celebrado em todo Brasil, em 25 de setembro. No Auditório da Área 1 da instituição, mais de 200 profissionais, docentes e acadêmicos de várias instituições de Ensino Superior participaram de palestras e discussões sobre as novidades na atuação dos farmacêuticos.

“Os temas das palestras de hoje, aqui na PUC, tratam de áreas de atuação para o farmacêutico que apareceram depois de 2012: a Radiofarmácia e a Estética. Ambas representam novas possibilidades de trabalho para o profissional e, consequentemente, mais responsabilidade, pois antes de pensarmos no mercado, é preciso lembrar que o nosso foco, a nossa meta é, sempre, o bem estar e a saúde da população”, afirmou a vice-presidente do CRF, Lorena Baía.

O evento foi aberto com a palestra da professora Nássara Mesquita, coordenadora de especialização na área de estética. Ela falou sobre a experiência profissional na área, que foi regulamentada a partir de 2015. Segundo a profissional, desde a graduação, os profissionais recebem formação voltada para área nos conteúdos de farmacologia e cosmetologia. “O mercado de estética está em plena ascensão e o farmacêutico pode ministrar uma diversidade de tratamentos de médio e longo prazo”, explicou ela.

Na sua palestra, ressaltou as exigências do conselho, desde a pós-graduação reconhecida pelo Ministério da Educação, cursos livres e experiência. Com estes pré-requisitos, o futuro profissional pode atuar dentro de clínicas de estética, inclusive como responsável técnico. “Mais que a formação, o importe é ter qualificação para atuar na área”. Outra área que foi apresentada para o público presente foi a radiofarmácia, que também foi recentemente regulamentada. A especialista Danuza Müller falou sobre o tema.

Segundo o coordenador do curso de Farmácia da PUC Goiás, Vinícius Barreto, o farmacêutico pode atuar em mais de 70 áreas regulamentadas. “A ideia, com esse evento, é mostrar para o aluno e para o farmacêutico que é possível conseguir uma formação para atuar em áreas diferentes, rentáveis e que precisam de profissionais qualificados”. Ele explicou que a graduação reúne características e habilidades para garantir a atuação diversificada dos futuros profissionais.

 

Fotos: Weslley Cruz