Workshop de Iniciação Científica desperta interesse nos estudantes

Teve início no Teatro PUC, do Câmpus V, o Workshop sobre Iniciação Científica 2023, na manhã desta segunda-feira, 6. Estudantes e docentes da Escola de Direito, Negócios e Comunicação lotaram o auditório para a primeira exposição do evento, que acontece todo ano. Na ocasião, os presentes tiveram acesso à diversas informações sobre a iniciação científica, como formas de ingresso e como participar das seleções de bolsas.

Ao fazer uma breve exposição, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Priscila Valverde, lembrou que os editais vigentes foram publicados no último dia 28 e que é importante que o estudante interessado leia o instrumento com muita atenção, já que é lá que estão todas as disposições que regem o programa, desde a inscrição até a elaboração do plano de trabalho, bem como acerca das modalidades de recebimento de bolsa, como concorrer, como ser voluntário, etc.

Além disso, Priscila manifestou que a expectativa este ano é de maior procura dos estudantes pela iniciação científica: “Nós tivemos uma queda compreensível com a pandemia e agora a gente espera retomar. Esperamos que os estudantes atendam ao nosso convite e participem porque tem vaga para todo mundo e aqueles que não conseguirem bolsa podem participar como voluntários”, explicou.

Em sua apresentação, a coordenadora de Pesquisa, Lysa Minasi, destacou que a iniciação científica é o primeiro momento em que o estudante tem contato e participação com o desenvolvimento de pesquisa, contribui para a abertura da visão acadêmica do estudante e dá suporte científico para a atualização e inserção no mercado de trabalho, além de ser importante para o currículo. O comprometimento mínimo do estudante com a iniciação científica deve ser de 12 (doze) horas semanais.

Estudante do 2º período do curso do Direito, Renan Alves, era um dos presentes no Workshop. Em sua opinião, a iniciação científica, além de trazer muito conhecimento, ainda agrega valor ao currículo: “Pretendo ver como funciona, porque certamente será um diferencial no mercado de trabalho”, afirmou.

O mesmo evento foi repetido no turno noturno, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (foto). O Workshop ocorrerá até o dia 10 de março, em diferentes câmpus, áreas e turnos da PUC Goiás.

Fotos: Ana Paula Abrão