Workshop de iniciação científica começa a percorrer a PUC Goiás

Com grande adesão por parte dos estudantes de todos os cursos da escola de Direito, Negócios e Comunicação (EDNC), tiveram início na manhã desta segunda-feira, 04, no teatro PUC do Câmpus V, os workshops de iniciação científica da PUC Goiás.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope) e os eventos serão realizados de 4 a 7 de março em diferentes câmpus/áreas da universidade em diversas opções de horários.

O objetivo da programação é informar e esclarecer dúvidas dos estudantes a respeito dos programas de pesquisa da universidade. O foco está em estudantes da graduação, mestrado e doutorado que estejam interessados em concorrer ao processo seletivo dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da PUC Goiás, que ocorrerá a partir do mês de setembro deste ano e irá até agosto de 2025.

No evento inaugural, a professora Ana Flávia Mori Lima Cesário Rosa, ao fazer a abertura da cerimônia, destacou o diferencial que a iniciação científica promove na formação acadêmica e agradeceu a presença de tantos estudantes e de todos os coordenadores de curso da EDNC.

Em seguida, a professora Priscila Valverde de Oliveira Vitorino, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, falou sobre o programa enfatizando que a iniciação científica é o primeiro passo para o futuro pesquisador, para aqueles que desejam fazer um mestrado, doutorado, trabalhar com pesquisa científica, inovação, pesquisa tecnológica, além de instruir o pesquisador com as ferramentas necessárias para que saibam onde encontrar as fontes que são confiáveis e mantê-los sempre atualizados.

Outro aspecto importante citado pela pró-reitora são as bolsas de estudo, visto que há programas que contemplam bolsas e outros, não. Ela explica que as bolsas (CNPq, institucionais, ProBem)  são limitadas frente à demanda de estudantes, de modo que os estudantes que não se classificarem para as bolsas e tiverem um bom plano de trabalho, adequadamente avaliado, podem fazer iniciação científica sem a bolsa, mas com os demais benefícios, direitos e deveres do estudante bolsista da iniciação científica.

Também presente no evento, a coordenadora de pesquisa da Prope, professora Lysa Minasi, explicou que a seleção para participar do programa está aberta desde 1º/03 e o estudante interessado deve submeter o plano de trabalho com o próprio currículo lates e do orientador, além de preencher os demais requisitos previstos no edital (https://www.pucgoias.edu.br/pesquisa/#tab4).

Com a palavra, o orientador

Professor do curso de Jornalismo e referência para centenas de profissionais, Rogério Borges também é orientador do programa de iniciação científica. Ele explica que há dois projetos de pesquisa do curso cadastrados na Prope: um sobre as mudanças estruturais no Jornalismo e outro sobre como o Jornalismo lida com o trágico, com a morte, usando discursos sensacionalistas e como melhorar esse tipo de discurso noticioso que muitas vezes acaba explorando a dor alheia.

Na opinião de Rogério Borges, é importante para o estudante de qualquer curso participar da iniciação científica porque permite a aquisição de um grande aprendizado: “Estes estudantes têm uma vantagem muito grande porque eles podem, por exemplo, começar a fazer o TCC dentro do programa. Nesse processo, eles se acostumam com a pesquisa, aprofundam leituras, conhecimentos, formação humanística e visão crítica. A iniciação científica é uma grande porta para horizontes muito mais amplos porque muitas vezes a sala de aula não pode fornecer”.

Mais sobre o workshop

Para participar, basta escolher uma das datas e comparecer no horário e local do evento. A organização irá disponibilizar certificados de participação equivalente a 2 horas para aqueles que registrarem frequência durante a convenção, por meio de QR Code disponibilizado no local.

A programação foi assim planejada:

– Escola de Ciências Sociais e da Saúde – Escola de Ciências Médicas e da Vida – Escola Politécnica e de Artes – Escola de Formação de Professores e Humanidades

Dia: 05/03/2024

Local: auditório da Área 4

– Escola de Ciências Médicas e da Vida – Escola de Formação de Professores e Humanidades – Escola Politécnica e de Artes

Dia: 06/03/2024

Local: auditório do bloco S do Câmpus 2

Dia: 07/03/2024

Local: auditório da Área 4

Os certificados estarão disponíveis a partir do dia 20 de março, podendo ser retirados no site www.pucgoias.edu.br/pesquisa/.