Webinar discutirá sobre sobre saúde mental

O Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás promove, em parceria com o Movimento Longevidade Brasil (MLB), o Webinar com o tema Novos jeitos de viver os novos tempos, na próxima sexta-feira, 28, às 17 horas. O evento marca o retorno das atividades do Programa e da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) deste semestre.

A palestra será ministrada pela psicóloga do Centro para Doença de Alzheimer e Outros Transtornos Mentais na Velhice, do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Virgínia Lúcia Reis Maffioletti. Virgínia é doutoranda em Saúde Mental no Programa de Psiquiatria e Saúde Mental (Propsa) da UFRJ.

O Webinar será transmitido ao vivo pelo canal da PUC Goiás no YouTube e terá como moderadora a coordenadora do PGS, Lisa Valéria Torres. De acordo com Lisa, a Unati experimentou algumas inovações no semestre passado, por causa da pandemia da Covid-19. Com a necessidade de isolamento social, foram reforçadas atividades na forma de workshop, seminário, debate e conferência com profissionais que atuam com a Gerontologia, mas no ambiente virtual.

“Vários projetos educativos precisaram ser reinventados. Tivemos uma demanda importante, durante o isolamento, porque parte dos idosos teve problemas de ansiedade, por ser uma população mais vulnerável. É preciso estudar essa população na pandemia, porque alguns vivem sozinhos, por serem também aposentados, e estão mesmo em risco. Por isso estamos trazendo uma profissional que trabalha com a saúde mental”, pontua Lisa.

Para a coordenadora do PGS, “uma vez que a doença seja contida, muitos compromissos devem ser feitos e um deles é reformular a assistência nos postos de saúde para idosos. Qualquer sociedade que se considere avançada tem que proteger e cuidar do idoso. Nesse contexto, entendemos que uma das principais medidas tomadas para se evitar a contaminação foi o isolamento social que, no entanto, trouxe algumas consequências negativas para a saúde mental, agora já com cinco meses de isolamento para algumas pessoas. Os idosos se sentem sozinhos, ansiosos, e o isolamento pode agravar o quadro. Por isso foi feito o convite para a Virgínia conversar sobre isso neste Webinar”, conclui.

(Texto: Eliani Covem/ Assessora da Proex)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.