Voluntários de Programa de Gerontologia recebem treinamento

Os 48 voluntários selecionados para trabalhar no Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás participaram nesta sexta-feira, 11, do último treinamento antes do início das atividades, a partir do dia 14 deste mês. Eles vão participar de todas as atividades do programa de extensão da universidade e ter papel estratégico na organização do evento de 25 anos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), em dezembro.

Neste semestre, a novidade é o voluntariado para o programa e não especificamente para a Unati. Os alunos da PUC Goiás poderão acompanhar as disciplinas das suas áreas, como já acontecia, mas também toda a organização do Programa e a presença dentro da comunidade. “Eles vão se envolver com questões acadêmicas, científicas e organizativas do evento dos 25 anos e das ações do programa Ser velho é o máximo!”, explica a professora Lisa Valéria Torres, coordenadora do PGS.

Para ela, a experiência possibilita aos jovens voluntários ressignificar a imagem do velho e refletir sobre o envelhecimento da sociedade. “Essa relação interacional aproxima e valoriza a experiência de quem já viveu muitas décadas”.

Atraída pelo trabalho do PGS durante a Jornada da Cidadania, em maio deste ano, a assistente social Lizianne Lima será uma das voluntárias do trabalho. Funcionária do Tribunal de Justiça, ela vê nesta integração a possibilidade de assumir responsabilidade social e contribuir para a  melhoria da comunidade. Há dois anos em Goiânia, é também a oportunidade de ampliar relacionamentos e conhecer novas vertentes da sua própria atuação profissional.

Uma das diferenças do voluntariado da Extensão da PUC Goiás está na presença de voluntários de todas as áreas e do reforço da interdisciplinaridade. Alunos de todas as escolas estarão envolvidos com o trabalho a partir da próxima semana. Entre eles, o novato Fernando Carlos, aluno da Engenharia da Computação. Convidado por um colega de curso, ele irá ajudar na logística da atuação do Programa dentro da comunidade.