Voluntários recebem treinamento para atuação na Extensão

Cerca de 1.500 alunos inscritos para vagas de voluntariado oferecidas pelos programas de extensão da PUC Goiás participam, nesta quarta-feira, 7, de  treinamento em três turnos para voluntariar nos programas e os projetos oferecidos pela instituição com enfoque na comunidade. O evento, realizado no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, reuniu coordenadores da Pró-Reitoria de Extensão, acadêmicos e outros membros da comunidade universitária. Os voluntários já selecionados começam a trabalhar em agosto deste ano focados nos projetos da Coordenação de Extensão da universidade.

No treinamento, o público foi apresentado à estrutura, à política e à coordenação da Extensão da universidade. Após o engajamento em um dos programas ou projetos, os alunos vão receber novo treinamento específico para a atuação. A maioria ainda será realizada neste semestre. Só o Programa de Referência em Inclusão Social, responsável pelo Alfadown e pelo Aprender a Pensar, realizará formação em agosto.

Para o coordenador de Extensão da universidade, professor Leônidas Albano, o objetivo é garantir treinamento e engajamento dos alunos em todos os projetos, independente das escolhas para o voluntariado. “É uma oportunidade de complementação da formação e busca por uma formação integral. A extensão é o lugar da prática, é onde o aluno pode aplicar seus conhecimentos e se entender enquanto sujeito, perceber a sociedade a qual ele pertence”.

A estudante de Psicologia Gerusia Marcelino Moura dividiu com o público a experiência como voluntária, nos últimos dois anos no Programa Aprender a Pensar. “Ser voluntário permite visualizar a teoria que você estuda, faça parte de algo maior do que a academia. Naquela vivência com os alunos e os familiares, eu vi diante de mim todas as teorias da Psicologia”, explicou ela. Além das horas de dedicação aos alunos, ela também participa de grupo de estudo e transforma a experiência em prática científica.

Benefícios

Como voluntário, o aluno tem diversos benefícios, como a ampliação do conhecimento acadêmico, descoberta de novas potencialidades, desenvolvimento pessoal e profissional, prática de cidadania participando na construção de uma sociedade mais justa e o fortalecimento do espírito de equipe. No final do semestre, será entregue certificado, que também conta como horas de atividades complementares.