Violência sexual contra criança e adolescente pauta debates simultâneos

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta sexta-feira, 18, o Instituto Dom Fernando (IDF/Proex), e a Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás realizaram um ciclo de debates sobre a causa, voltado aos acadêmicos dos cursos de licenciatura da instituição. Palestras sobre o tema também foram realizadas simultaneamente no Câmpus II (Jardim Mariliza),  Área 2 (Setor Universitário) e Instituto Santa Cruz,  envolvendo outros cursos de graduação.

No turno matutino, no auditório da EFPH, o assunto foi abordado pela docente do curso de Psicologia da universidade, profa. Carolina Cardoso de Souza, que trouxe uma reflexão sobre a prevenção e a intervenção junto às crianças e adolescentes que sofrem abuso e violência sexual.

Ela também socializou sua experiência na Escola de Circo Dom Fernando, projeto de extensão da universidade, que promove o desenvolvimento lúdico e emocional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Jardim Dom Fernando, em Goiânia. Além das atividades circenses, os alunos da Escola participam de rodas de conversa, que objetivam o treinamento de habilidades emocionais e sociais.

Carolina também explicou a razão pela escolha do público-alvo da palestra. “O estado, a família e as instituições escolares têm responsabilidade na proteção da criança e do adolescente. É na escola que costumam aparecer os primeiros sintomas de violência e é muito importante trazer essa temática para esse público que está em formação”, refletiu a palestrante.

Coordenadora da Escola de Circo, a psicóloga Janaína Gomes de Souza, informou que as atividades continuam no turno noturno, com palestras simultâneas na Área 6 e no Câmpus II. “Precisamos discutir sobre o contexto da violência contra crianças e adolescentes, assim como suas consequências. O Instituto Dom Fernando tem esse compromisso e, por isso, fazemos esse diálogo com a comunidade acadêmica e sociedade em geral”, complementou. A iniciativa também está em consonância com a temática da Campanha da Fraternidade 2018, da CNBB, que traz o tema Fraternidade e Superação da Violência.

Confira a programação do turno noturno:

Palestra: Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes
Abertura: Profa. Ma. Mirian Sandra Rosa
Expositor: Psicólogo Esp. José Fernando Duarte (PUC Goiás). Coordenação: Psicóloga Janaína Gomes de Souza (PUC Goiás)

Horário: Noturno – 19h30 às 21h30

Local: PUC Goiás – Auditório 2, Área 2, Escola de Ciências Exatas e da Computação

Palestra: Violência contra criança e adolescente – a violência sexual e seus enfrentamentos.
Abertura: Prof. dr. Romilson M. Siqueira (Diretor EFPH).

Expositora: Psic. Dr.ª Cida Alves – Núcleo de Vigilância às Violências e Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Coordenação: Prof.ª Socióloga Elizabete Bicalho (IDF/Proex/PUC Goiás) –

Horário: 19h às 20h30
Local: PUC Goiás – Auditório da EFPH – Escola de Formação de Professores e Humanidades

Fotos: Wagmar Alves