Vila cenográfica recebe melhorias

A Vila Cenográfica do Memorial do Cerrado da PUC Goiás terá novidades para o público acadêmico. O espaço recebeu melhorias físicas com reformas e a criação de novos espaços. A reforma, idealizada pelo Instituto do Trópico Subúmido ainda em 2020, foi realizada no começo deste ano e busca reforçar a importância do espaço para o ensino.

Segundo a professora Nicali Bleyer, coordenadora acadêmica do ITS, as intervenções são resultado de macroprojetos teórico conceitual que buscam reforçar o Memorial do Cerrado como espaço extensionista de valorização do bioma Cerrado e da cultura regional. “Buscamos associar a etnografia dos objetos para que as pessoas ao visitarem o espaço tenham uma compreensão maior”.

Todo o Memorial do Cerrado está recebendo uma nova identidade visual com reforço à pesquisa etnográfica e histórica dos objetos. Nicali explica que a partir destas mudanças toda a vila terá ainda mais oportunidade de se tornar ainda mais um espaço não formal de aprendizagem.

Por isso foi realizada a pesquisa e seleção de textos da literatura regional, que farão a ligação entre a etnografia dos espaços e a valorização da cultural regional, por intermédio da literatura. Ainda para identificar melhor os objetos, a equipe do ITS criou textos e etiquetas para o espaço da fazendinha que articulam a identificação dos objetos, informações sobre uso e composição, bem com textos que compõem a etnografia dos espaços já existentes, como o da produção de sabão de bola.

Todo o espaço recebeu nova pintura e foram realizadas ações de reforma de espaços e objetos, como o espaço do armazém, construção de melhorias físicas, limpeza, manutenção e guarda de objetos. Foi criada uma sala de acervo técnico, reorganização da exposição dos objetos nos ambientes em ambientes como a tipografia e a praça. Dois novos espaços foram criados para as fiandeiras e as costureiras, que já tinham cenários, mas agora se tornaram específicos.