Veterinária e Zootecnia realizam programação integrada

Os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia acolheram os novos estudantes em programação conjunta na manhã desta quinta-feira, 31, no Câmpus II (Jardim Mariliza). A iniciativa vai ao encontro da Calourada 2019/1, que continua até amanhã, 1º, com atividades em todas as áreas da instituição organizadas pelas coordenações dos cursos e centros acadêmicos.

“Nós procuramos trabalhar de forma integrada, porque são cursos irmãos, então muitas áreas comungam dentro dos dois cursos. Assim cumprimos uma premissa da universidade, que é promover a integração entre os alunos”, explicou a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, profa. Maria Ivete de Moura. O curso é novo na instituição e neste semestre recebe 100 alunos ingressantes.

As novatas, Amanda Nunes, Maria Fernanda Rodrigues e Giulia Vaz já entram na universidade com muitos planos para o futuro. “Escolhemos a PUC, porque é uma referência para o estado e para Goiânia. Quero fazer especialização em neonatologia de pequenos e depois outras três”, almeja.

Outro ponto destacado pelo coordenador do curso de Zootecnia, prof. Marlos Castanheira, é a expectativa da instituição em estimular a interdisciplinaridade e a parceria entre os futuros profissionais das Ciências Agrárias.

“Em vários momentos na universidade eles cursam disciplinas em comum e, futuramente, também atuarão juntos como profissionais. É extremamente interessante que, desde a graduação, o estudante entenda que não existe um curso melhor que o outro, mas sim diferentes áreas de atuação onde cada profissional atua e, sem dúvida alguma, isso pode ser trabalhado dentro da universidade”, afirmou.

Segundo o gestor, o curso de Zootecnia traz uma nova roupagem este ano, já que a matriz curricular passa a ser composta por módulos, fato que traz mais autonomia ao aluno e dinamicidade no cotidiano acadêmico.

O calouro Elieverson de Oliveira Carlos é natural de Itapuranga, interior de Goiás, e veio a Goiânia com o intuito de fazer o curso de Zootecnia. Devido ao contato com o meio rural desde criança, o jovem de 19 anos não teve dúvidas ao escolher o curso de graduação e busca aqui uma formação qualificada: “todo mundo me recomendou a PUC, pela capacitação dos seus mestres e doutores e todo mundo é bem receptivo e estou gostando muito”, disse. Ele pretende atuar futuramente nas áreas de Genética, Bovinocultura e Nutrição Animal.

A programação de acolhida continua amanhã, 1º, no turno matutino, com visita técnica em todos os setores da Escola de Ciências Agrárias, de forma que os alunos conheçam a infraestrutura, composta pelos setores de avicultura, caprinocultura, produção de bovinos e demais laboratórios.