Valorização docente dá o tom de homenagem

A defesa e a valorização da carreira docente marcou homenagem realizada na noite desta segunda-feira, 16, a professores goianos, entre eles os que atuam na PUC Goiás. A sessão solene ocorreu no Plenário Getulino Artiaga, da  Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e reuniu representantes da categoria, familiares e autoridades. O Dia do Professor foi comemorado no último domingo, 15 de outubro.

O diretor da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da universidade, prof. Renato Sandoval, representou o reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado no evento. Para ele, a homenagem reconhece os profissionais da instituição ao mesmo tempo em que fomenta a reflexão sobre o papel do professor. “É um reconhecimento institucional e individual. O Dia do Professor é uma data para comemorar, por um lado, e também continuar lutando pela valorização do docente”, afirmou.

Além de comandar o Coral da PUC Goiás, que cantou duas músicas, o maestro Carlos Vitorino foi homenageado. “A música é uma suplementação do ensino da universidade, que quer formar o ser humano integralmente. Não temos só salas de aulas na universidade, temos muito mais”, frisou.

Para a profa. Janira Sodré, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), a homenagem recebida da Assembleia Legislativa é um “tópico de reflexão” sobre a profissão e só faz sentido se for colocada no “horizonte da liberdade” para o professor. “Liberdade de pensamento, para a cultura, para arte, para os autores, que são a matéria prima do trabalho do professor”, enumerou.

Pioneira do curso de Serviço Social e ex-docente da universidade, profa. Walderez Loureiro Miguel se disse honrada com a condecoração recebida da Alego. “Ser professora é obra de uma vida toda e fruto de uma vocação muito forte. Me sinto feliz por estar compartilhando esse instante com outros colegas, em um momento que é expressivo, sobretudo por ser uma iniciativa de uma mulher”, disse, referindo-se à deputada estadual Adriana Accorsi, que propôs a solenidade.

A parlamentar enfatizou a necessidade de se valorizar e defender a carreira docente, no atual momento vivido pelo Brasil. “É um evento de homenagem, respeito e valorização aos educadores e educadoras de Goiás, principalmente nesse momento que o Brasil atravessa – de retirada de direitos – e em que há uma onda conservadora que tenta cercear a educação e a discussão sobre o conhecimento nas escolas”, afirmou.

Também foram homenageados os professores Joseleno Viera dos Santos, Carmen Regina Paro, João Paulo de Morais Alves, Malu Moura, Nair Maria di Oliveira e Sandra de Faria.

Fotos: Wagmar Alves