Valorização docente dá o tom de homenagem

A defesa e a valorização da carreira docente marcou homenagem realizada na noite desta segunda-feira, 16, a professores goianos, entre eles os que atuam na PUC Goiás. A sessão solene ocorreu no Plenário Getulino Artiaga, da  Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e reuniu representantes da categoria, familiares e autoridades. O Dia do Professor foi comemorado no último domingo, 15 de outubro.

O diretor da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da universidade, prof. Renato Sandoval, representou o reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado no evento. Para ele, a homenagem reconhece os profissionais da instituição ao mesmo tempo em que fomenta a reflexão sobre o papel do professor. “É um reconhecimento institucional e individual. O Dia do Professor é uma data para comemorar, por um lado, e também continuar lutando pela valorização do docente”, afirmou.

Além de comandar o Coral da PUC Goiás, que cantou duas músicas, o maestro Carlos Vitorino foi homenageado. “A música é uma suplementação do ensino da universidade, que quer formar o ser humano integralmente. Não temos só salas de aulas na universidade, temos muito mais”, frisou.

Para a profa. Janira Sodré, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), a homenagem recebida da Assembleia Legislativa é um “tópico de reflexão” sobre a profissão e só faz sentido se for colocada no “horizonte da liberdade” para o professor. “Liberdade de pensamento, para a cultura, para arte, para os autores, que são a matéria prima do trabalho do professor”, enumerou.

Pioneira do curso de Serviço Social e ex-docente da universidade, profa. Walderez Loureiro Miguel se disse honrada com a condecoração recebida da Alego. “Ser professora é obra de uma vida toda e fruto de uma vocação muito forte. Me sinto feliz por estar compartilhando esse instante com outros colegas, em um momento que é expressivo, sobretudo por ser uma iniciativa de uma mulher”, disse, referindo-se à deputada estadual Adriana Accorsi, que propôs a solenidade.

A parlamentar enfatizou a necessidade de se valorizar e defender a carreira docente, no atual momento vivido pelo Brasil. “É um evento de homenagem, respeito e valorização aos educadores e educadoras de Goiás, principalmente nesse momento que o Brasil atravessa – de retirada de direitos – e em que há uma onda conservadora que tenta cercear a educação e a discussão sobre o conhecimento nas escolas”, afirmou.

Também foram homenageados os professores Joseleno Viera dos Santos, Carmen Regina Paro, João Paulo de Morais Alves, Malu Moura, Nair Maria di Oliveira e Sandra de Faria.

 

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.