Universidades se unem para o Dia C da Ciência

Com o intuito de sensibilizar e informar à população que as universidades são responsáveis por 90% do conhecimento científico no Brasil, as instituições de ensino superior em Goiás preparam para o dia 25 de outubro uma programação diversificada em escolas e locais públicos para divulgar a produção científica de suas respectivas instituições. A PUC Goiás aderiu ao movimento e se une ao projeto que recebeu o nome de Dia C da Ciência, que é uma iniciativa das universidades, faculdades, institutos e centros de ensino, ciência e tecnologia goianos. A ideia é que a atividade seja realizada anualmente durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre em diversos espaços no País no mês de outubro.

“Montaremos algumas miniaulas com informações sobre as pesquisas para serem distribuídas nas escolas públicas e privadas. Os estudantes de iniciação científica, bem como, os professores pesquisadores farão vídeos curtos para demonstrar a importância daquilo que pesquisaram ou estão pesquisando”, informou a coordenadora de Pesquisa da PUC Goiás, profa. Priscila Valverde. Juntamente com outras instituições de ensino superior do Estado, a universidade divulgará essas pesquisas em andamento ou já concluídas em shoppings, praças, rodoviárias, aeroportos e feiras livres.

“O Dia C da Ciência será muito importante para os pesquisadores e também para a comunidade em geral. Neste dia os pesquisadores irão até a população de todo o Brasil para mostrar o impacto da ciência na vida das pessoas e demonstrar que todas as transformações da sociedade somente são possíveis por meio da ciência”, ressaltou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, profa. Milca Severino. Em outubro também será realizado o 3º Congresso de Ciência e Tecnologia da universidade, que movimenta todas as áreas da instituição de 18 a 20 com o tema A matemática está em tudo.

Confira programação completa para o Estado de Goiás no site do evento, www.diacdaciencia.org/mapa-da-programacao.