Universidades e Polícia estudam criação de base na Praça Universitária

Com uma circulação diária de cerca de 30 mil pessoas, a Praça Universitária, no Setor Universitário, pode ganhar, em breve, uma base permanente da Polícia Militar de Goiás (PM-GO). O assunto foi discutido em encontro na tarde desta quarta-feira, 30, no Gabinete da Reitoria da PUC Goiás, com representantes do órgão, da instituição e da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Em duas semanas, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) deve encaminhar às universidades um projeto detalhando os custos e as atribuições no projeto. A ideia é que a base fixa tenha uma viatura e três policiais, que ficarão na Praça Universitária durante todo o dia, em um trabalho de prevenção e combate ao crime.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, lembra que além dos estudantes, o setor Universitário abriga pessoas que buscam atendimento nos Hospitais Araújo Jorge e das Clínicas. Há ainda a comunidade religiosa, na Paróquia Universitária, e um comércio e um trânsito intenso. A Praça recebe ainda atividades culturais e uma feira.

Segundo o gestor, a ideia é ampliar a segurança e cultivar um espírito mais pacificador e integrador com a comunidade. “Queremos estabelecer uma rede, com a aproximação da segurança privada das universidades, da polícia e com a integração de todos que fazem parte dessas comunidades acadêmicas”, afirma.

Parceria  

O tenente-coronel Ricardo Rocha, comandante de Policiamento da Capital, explica que uma parceria semelhante já está em funcionamento no Setor Coimbra, em Goiânia. Lá, segundo ele, empresários e PM criaram uma base que abriga 100 policiais, que atuam nesse bairro e nos setores Bueno e Jardim América. “A Polícia Militar se dispõe a ajudar a comunidade universitária. Estamos avançando para que a gente possa ter uma presença fixa na Praça Universitária”, ressalta.

O reitor da UFG, prof. Orlando Amaral, frisa que os gestores das universidades têm se preocupado permanentemente com a questão da segurança.  “Estamos iniciando uma conversa, uma parceria com a Polícia Militar de forma a termos uma presença mais fixa e frequente na Praça Universitária e, com isso melhorar a segurança, como todos querem”, ressalta.

(Com colaboração de Gabriel Araújo, estagiário da Dicom)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.