Universidade segue com atividades do Programa de Formação Continuada

Dando continuidado à 23ª etapa do Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos, a PUC Goiás reuniu nesta terça-feira, 18, professores dos cursos de licenciatura e de engenharias da universidade no Auditório da Área 4, no Setor Leste Universitário.

A palestra Reflexões sobre a aula universitária, conduzida pela pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes, integra as atividades do último grupo de professores [grupo azul] desta etapa. Além da aula, que também foi ministrada no dia 12, um ciclo de colóquios está em andamento até a próxima quinta-feira, 20.

“Tem pelo menos 20 anos que esta universidade trabalha a formação continuada de seus docentes”, explica a pró-reitora. Desde 2017, o programa formativo é realizado em ciclos, separando os quase 1,5 mil professores dos 46 cursos de graduação da instituição. Com a nova organização, todos os professores passam pela atualização, obrigatoriamente, a cada 18 meses.

Além de alinhar o corpo docente nas políticas institucionais, o programa permite trabalhar fragilidades contextuais, já que a docência universitária não exige formação pedagógica para o público diverso que os professores encontrarão nas salas de aula. “É uma fragilidade do sistema como um todo”, reflete a pró-reitora. “Quanto mais a sociedade é complexa, mais ela precisa e professores”, completou, ao defender que numa sociedade veloz, informacional e tecnológica, a figura do professor mediador e facilitador do processo de aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

Saiba mais sobre a programação da etapa atual e das etapas anteriores clicando aqui.

Fotos: Weslley Cruz