Universidade sedia treinamento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

Parceira das atividades relacionadas à ética em pesquisa, a PUC Goiás sedia hoje, 20, e amanhã, 21, o treinamento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), voltado aos membros de comitês de ética de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. O evento foi aberto na manhã desta quarta-feira, 20, no auditório da Área 4 (Praça Universitária), com a presença de autoridades ligadas ao Conep e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope), à qual o Comitê de Ética em Pesquisa da instituição está vinculado.

Nesse contexto, o presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Getúlio Vargas Júnior, pontuou a relevância dos comitês de ética que, ligados a instituições de ensino, fazem uma avaliação de todas as pesquisas de âmbito clínico ou das pessoas, garantindo que os participantes tenham seus direitos garantidos.

“Existem normas, resoluções e leis que garantem um conjunto de direitos a esses usuários e a Conep está permanentemente junto ao Conselho de Saúde, junto à Sociedade Brasileira, atualizando e criando novas resoluções para garantir o direito desses participantes de pesquisas”, pontuou.

Vale ressaltar que o sistema da Conep e seus comitês de ética em pesquisa compõem a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), fato que favorece o alcance dos debates à própria sociedade como um todo: “para nós é muito importante que a população também se aproprie do debate e deste momento social de gestão compartilhada na saúde, do financiamento e do controle social de que o sistema existe para garantir os direitos dos usuários e participantes de pesquisa”, complementou Getúlio.

Os treinamentos da Comissão são realizados periodicamente em âmbito regional, com o intuito de promover um processo permanente de reciclagem, além de fazer um ajuste das normas e resoluções, de forma que as equipes envolvidas estejam sempre atualizadas. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC Goiás (CEP), o prof. Flávio Paranhos, avalia que a instituição é produtiva e bem vista na Conep.

“Tivemos a oportunidade de organizar workshops de pesquisa aqui na PUC em anos anteriores que deixaram uma boa impressão, fato que chamou atenção da Sociedade Brasileira de Bioética. Em função disso, o Congresso Nacional de Bioética neste ano será em Goiânia, aqui na universidade. Temos projetos e membros bastante ativos tanto da área das Ciências Humanas como Biomédicas”, declarou o docente.

Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino refletiu sobre a magnitude do evento: “é uma atividade, um treinamento muito importante para todos os pesquisadores do nosso país e, em particular, de Goiás. Temos recebido muitos projetos para serem avaliados, o CEP da PUC Goiás é muito ágil e recebe muitos projetos não somente de pesquisadores da PUC, como de outras instituições”, refletiu.

Na ocasião, a Conep esteve representada pelo docente Paulo Henrique da França, membro da Comissão, que agradeceu aos presentes a acolhida da PUC Goiás e proferiu palestra sobre o tema Desafios atuais do sistema.

Fotos: Wagmar Alves