Universidade sedia treinamento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

Parceira das atividades relacionadas à ética em pesquisa, a PUC Goiás sedia hoje, 20, e amanhã, 21, o treinamento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), voltado aos membros de comitês de ética de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. O evento foi aberto na manhã desta quarta-feira, 20, no auditório da Área 4 (Praça Universitária), com a presença de autoridades ligadas ao Conep e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope), à qual o Comitê de Ética em Pesquisa da instituição está vinculado.

Nesse contexto, o presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Getúlio Vargas Júnior, pontuou a relevância dos comitês de ética que, ligados a instituições de ensino, fazem uma avaliação de todas as pesquisas de âmbito clínico ou das pessoas, garantindo que os participantes tenham seus direitos garantidos.

“Existem normas, resoluções e leis que garantem um conjunto de direitos a esses usuários e a Conep está permanentemente junto ao Conselho de Saúde, junto à Sociedade Brasileira, atualizando e criando novas resoluções para garantir o direito desses participantes de pesquisas”, pontuou.

Vale ressaltar que o sistema da Conep e seus comitês de ética em pesquisa compõem a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), fato que favorece o alcance dos debates à própria sociedade como um todo: “para nós é muito importante que a população também se aproprie do debate e deste momento social de gestão compartilhada na saúde, do financiamento e do controle social de que o sistema existe para garantir os direitos dos usuários e participantes de pesquisa”, complementou Getúlio.

Os treinamentos da Comissão são realizados periodicamente em âmbito regional, com o intuito de promover um processo permanente de reciclagem, além de fazer um ajuste das normas e resoluções, de forma que as equipes envolvidas estejam sempre atualizadas. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC Goiás (CEP), o prof. Flávio Paranhos, avalia que a instituição é produtiva e bem vista na Conep.

“Tivemos a oportunidade de organizar workshops de pesquisa aqui na PUC em anos anteriores que deixaram uma boa impressão, fato que chamou atenção da Sociedade Brasileira de Bioética. Em função disso, o Congresso Nacional de Bioética neste ano será em Goiânia, aqui na universidade. Temos projetos e membros bastante ativos tanto da área das Ciências Humanas como Biomédicas”, declarou o docente.

Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino refletiu sobre a magnitude do evento: “é uma atividade, um treinamento muito importante para todos os pesquisadores do nosso país e, em particular, de Goiás. Temos recebido muitos projetos para serem avaliados, o CEP da PUC Goiás é muito ágil e recebe muitos projetos não somente de pesquisadores da PUC, como de outras instituições”, refletiu.

Na ocasião, a Conep esteve representada pelo docente Paulo Henrique da França, membro da Comissão, que agradeceu aos presentes a acolhida da PUC Goiás e proferiu palestra sobre o tema Desafios atuais do sistema.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.