Universidade reúne voluntários para formação geral

A PUC Goiás reuniu nesta segunda-feira, 18, os mil acadêmicos inscritos que têm interesse em atuar nos programas de extensão da universidade como voluntários. Com o intuito de realizar uma formação geral, a Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) organizou uma oficina para mostrar o percurso histórico da extensão na PUC, que tem natureza católica, filantrópica e comunitária. Em um segundo momento, os inscritos terão reuniões específicas nos programas e projetos onde irão atuar neste semestre.

O coordenador de Assuntos Estudantis, Valterci Vieira, deu as boas-vindas aos presentes, reforçando a acolhida da instituição aos estudantes como pessoas parceiras da extensão universitária. “O voluntariado é uma expressão de algo inerente àquilo que está no nosso coração, vai além do processo de ensino-aprendizagem. Esperamos que estejam motivados, fortalecidos e comprometidos com a extensão na PUC”, afirmou. Em seguida, a assessora da Proex, profa. Janira Sodré Miranda, proferiu palestra sobre o tema Extensão universitária como processo formador humano integral.

O valor da experiência

Além dos novatos, voluntários veteranos prestigiaram o momento de formação nesta manhã. O acadêmico do curso de Engenharia da Computação, Fernando Carlos Brandão Filho, que é voluntário nas atividades do Programa de Gerontologia Social da universidade há um ano e meio, refletiu sobre o valor da experiência. Entre os serviços prestados ao Programa, ele auxiliou na disciplina Aplicativos para Celular, voltada aos idosos que frequentam a Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati), com o intuito de promover, entre outros aspectos, a inclusão digital.

“Os idosos são um público não muito visto pelas empresas e pela própria sociedade. Eles têm dificuldade de interagir com aplicativos que tenham botões pequenos ou letras complicadas. Desenvolvi essa visão no contato com eles. E essa experiência me trouxe questionamentos sobre o envelhecimento e minha relação com meus avós. E também me fez refletir sobre minha saúde e meu processo de envelhecimento”, afirmou.

Para acolher todos os candidatos inscritos, a Proex irá repetir a formação geral no turno vespertino, às 14 horas, e noturno, às 19 horas, no auditório da Área 4 (Praça Universitária).

Fotos (Matutino): Weslley Cruz

Fotos (Vespertino): Weslley Cruz