Universidade reconhece práticas docentes inovadoras

A PUC Goiás realizou nesta quinta-feira, 14, no Plenário da Reitoria, cerimônia de homenagem aos professores que apresentaram trabalhos sobre experiências inovadoras durante a 44ª edição da Semana de Integração Acadêmica e Planejamento, que ocorreu de 28 a 30 de janeiro. Durante o evento, presidido pelo reitor Wolmir Amado, 54 docentes foram homenageados com certificados de honra ao mérito.

Os projetos apresentados são oriundos de práticas de ensino adotadas em sala de aula com foco nos estudantes da graduação e foram socializados durante a última Siap para inspirar outros professores a adotarem didáticas e metodologias de ensino atrativas às novas gerações, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.

A Siap existe na instituição há quase 30 anos e, pela primeira vez, a Pró-Reitoria de Graduação propôs um espaço dentro do evento para que os docentes pudessem divulgar e socializar suas experiências inovadoras. De acordo com a pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, a sessão de homenagens teve a finalidade de agradecer ao corpo docente que se dispôs a refletir sobre as metodologias de ensino no âmbito da pedagogia universitária, além de dar uma visibilidade a esses trabalhos.

“A universidade possui mais de 1300 professores e as exigências do ensino superior contemporâneo fazem com que esse professor pense sempre em metodologias inovadoras e participativas. Nós temos, claro, uma instituição de 60 anos que possui no seu corpo docente, expertise, inteligência e capacidade bastante consolidadas. Por trás de cada trabalho, existe o esforço humano, o compromisso com a educação e o entendimento de que ela transforma vidas”, refletiu a pró-reitora.

Ensinar com criatividade

A coordenadora de Apoio Pedagógico da instituição, profa. Luciana Machado, foi uma das docentes homenageadas pela Reitoria. Durante a Siap, ela apresentou o projeto Recepção diferente: uma experiência com os calouros de Fonoaudiologia, com o objetivo de partilhar com os colegas a sua experiência, ouvir opiniões e estimular outros professores a adotarem as metodologias participativas. “Mudar as práticas docentes é um trabalho árduo e necessário. Isso tem dado frutos para os estudantes e para a própria universidade, que reconhece esse esforço”, ressaltou.

No curso de Gastronomia, o evento Chef Master, projeto das disciplinas de Panificação e Confeitaria tem sido um sucesso entre os alunos. Inspirado em realities de culinária, é realizado na forma de concurso, com a presença de jurados externos que apreciam e avaliam os pratos preparados pelos alunos. Essa experiência foi apresentada na Siap pela coordenadora do curso de Gastronomia, profa. Cristiane da Fonseca e também foi reconhecida pela instituição.

“Os estudantes adoram. Antes de a gente apresentar o plano de ensino, eles já perguntam sobre o concurso nos corredores. Este trabalho desenvolvido dentro da instituição faz com que o curso ganhe prêmios lá fora. Todos os concursos que temos participado, conquistamos o primeiro e segundo lugares”, afirmou.

Fotos: Wagmar Alves