Universidade recebe sessão formal do Conselho Penitenciário

O Teatro PUC (Câmpus V) foi sede de sessão formal do Conselho Penitenciário do Estado de Goiás na manhã desta quinta-feira, 26, que conta com representantes de universidades, OAB, Ministério Público e Defensoria Pública. O órgão tem a missão de fiscalizar o cumprimento da execução das penas, além de emitir pareceres sobre a concessão do indulto e redução de pena. A atividade, de iniciativa do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), foi voltada aos estudantes do curso de Direito da instituição. Na ocasião, os conselheiros foram apresentados ao público e, em seguida, iniciaram a análise dos processos.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Penitenciário, José Campos, que foi docente da universidade durante 34 anos, o evento é uma oportunidade para os acadêmicos conferirem, in loco, como são julgados os processos. Durante a sessão, os conselheiros analisam e verificam se os reeducandos possuem os requisitos objetivos e subjetivos para redução de pena. Em caso de divergências sobre o caso, a aprovação ou não do processo depende dos votos da maioria. “Aliando a teoria com a prática, o estudante aprende muito mais. O Direito oferece um leque de opções e, para quem pretende atuar na área de Direito Penal, é um momento muito oportuno”, afirmou.

O coordenador do NPJ, prof. Wellington de Bessa, pontuou que, além dos estudantes acompanharem a avaliação dos processos, eles podem compreender as atribuições do Conselho, a forma como são deliberadas os cumprimentos de penas, atuação dos conselheiros, a extensão dos fundamentos do parecer emitido pelo órgão, entre outros aspectos.

As próximas atividades extraclasse do curso de Direito ocorrem em maio, quando a instituição recebe representantes da Defensoria do Estado e da União e, em junho, haverá uma audiência telepresencial do Tribunal Regional do Trabalho.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.