Homenagem da Assembleia Legislativa encerra comemorações pelo Jubileu de Diamante

Em reconhecimento à missão educativa da PUC Goiás ao longo dos seus 60 anos, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) prestou homenagem às lideranças, funcionários docentes e administrativos que fazem a história da instituição de ensino superior pioneira no Centro-Oeste goiano.

De iniciativa do deputado estadual Antônio Gomide, os servidores da universidade foram homenageados no Plenário Getulino Artiaga, durante sessão extraordinária na noite do último dia 6, com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, destinada à vice-reitora, profa. Olga Ronchi e ao bispo auxiliar de Goiânia, dom Levi Bonatto e o Certificado do Mérito Legislativo, entregue aos demais funcionários.

A solenidade foi aberta pelo deputado Antônio Gomide, que reconheceu a colaboração da universidade ao formar profissionais que levam o conhecimento técnico e científico para além das fronteiras do estado goiano. Indo além do viés institucional e com o olhar humanizado, destacou o esforço e empenho dos funcionários que dedicam suas vidas à missão educativa e cristã da universidade, fazendo diferença no cotidiano.

Em seguida, o bispo auxiliar de Goiânia, dom Levi Bonatto, destacou a atuação da universidade na área assistencial, por meio dos seus projetos e programas de extensão gratuitos destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade residentes em Goiânia e região metropolitana.

“É uma missão que deve ser enfrentada com muita coragem, os frutos sempre vêm. Independente da situação econômica e política do Brasil, os problemas sociais existem e não podemos condenar uma geração: devemos tirá-la de onde está e colocá-la em um patamar mais alto”, ressaltou.  O religioso, da tribuna, também conduziu uma oração em ação de graças pelo Jubileu da PUC.

Após as falas iniciais, um vídeo institucional da PUC Goiás foi exibido ao público e, na sequência, o reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, proferiu discurso abordando temas como o surgimento da universidade e o esforço dos seus pioneiros; sua relação com a igreja católica e a transição de UCG para PUC, o compromisso social; desafios superados ao longo do tempo; a diversidade das universidades brasileiras e o olhar prospectivo da instituição para os próximos 60 anos.

“É uma universidade que formou 110 mil pessoas em Goiás e isso ajudou no seu desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. Graças a isso qualificaram o mundo do trabalho, construíram suas famílias e ajudaram a desenvolver o estado e o país. Nos sentimos apoiados, motivados, reconhecidos nesta homenagem e, ao mesmo tempo, renovamos o compromisso de ir à frente”, ressaltou o gestor.

Vice-reitora da PUC, profa. Olga Ronchi, acolheu a homenagem como um reconhecimento à identidade e missão da universidade. Ao longo de 60 anos, além dos 110 mil diplomados na graduação, mais de 30 mil pessoas concluíram suas especializações e mais de 3 mil já são mestres e doutores pela universidade.

Esse compromisso educativo e social destacado nos depoimentos também foi observado pelo arcebispo metropolitano e grão-chanceler da PUC Goiás, dom Washington Cruz. Para o religioso, a razão de comemoração dos 60 anos da universidade é a juventude, composta, em grande parte, pelos estudantes que são formados pela instituição, sendo que muitos atuam em programas de voluntariado, colocando seus dons a serviço da sociedade. O arcebispo também foi homenageado com o Certificado do Mérito Legislativo, assim como dezenas de funcionários e lideranças da PUC.

Confira aqui a lista completa dos funcionários e funcionárias homenageados.

Fotos: Ana Paula Abrão