Universidade recebe Congresso Internacional de Bombeiros

O Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências (Cibe Brazil) foi aberto na manhã desta quarta-feira, 13, no Centro de Convenções PUC (Jardim Mariliza). Com representantes de delegações de 17 países, o evento continua até o dia 15 de setembro com palestras, competições, Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergência, além de workshops. Gratuito e aberto ao público em geral, o Congresso reúne bombeiros, policiais, profissionais da área da saúde e que prestam atendimento a emergências, engenheiros, entre outros. De acordo com o coordenador geral do evento, coronel Dewislon Mateus, o Congresso visa socializar com os participantes novos conhecimentos a fim de que possam conhecer, também, equipamentos e viaturas que são utilizados na rotina de trabalho.

“Tudo isso é importante para que possamos oferecer um serviço de melhor qualidade à população. Temos uma competição que percorre vários países e é uma forma de elevarmos a qualidade e busca do aprimoramento físico e profissional dos militares. Essas competições buscam a questão profissional, técnica e habilidades em várias situações que são pertinentes às nossas ações de bombeiro”, declarou o coronel.

A universidade sedia e, pela segunda vez, é parceira da iniciativa do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás. “A PUC não só validou o evento, como cedeu este espaço importante, viabilizando a organização e as condições de trabalho necessárias para que possamos trazer para Goiânia este evento de renome internacional”, afirmou o comandante geral dos bombeiros de Goiás, coronel Carlos Helbingen Júnior.

Ele destacou a missão do Congresso, de desenvolver doutrinas, capacitação, trabalho integrado e de relacionamento entre agências. Serão ministradas 80 palestras e é aguardado um público de 17 mil participantes: “teremos treinamentos práticos na área de combate ao incêndio, ensaio de resistência, feira com a exposição de viaturas mundiais e aproximar quem produz de quem utiliza, fazendo essa troca de informações e oportunidades para o desenvolvimento de todas as organizações”, avaliou.

Reitor da PUC Goiás, o prof. Wolmir Amado ressaltou a acolhida da universidade ao Congresso, que é a maior parceria entre a instituição e o Corpo de Bombeiros realizada até então. “Temos a alegria de ver este belo espaço atingindo sua missão de servir à comunidade e às várias entidades, além de ser uma expressão de um serviço de referência para Goiânia e Goiás”, afirmou. Além de todos os pavimentos do Centro de Convenções ocupados, o entorno do local também está à disposição do evento, como o Memorial João Paulo II, Parque da Criança e acesso ao estacionamento.

Destaques
Para participar do evento, basta fazer inscrição prévia no site https://cibebrazil.com/. Entre os destaques da programação, estão as palestras do jornalista Alexandre Garcia, do filósofo Leandro Karnal e do fundador da organização humanitária The White Helmets (Os capacetes brancos), James Le Mesurier. Dentre as competições, se destacam o Desafio de Salvamento em Altura, Desafio Mundial de Resgate, certificações de cães de busca, resgate e salvamento.

Fotos: Wagmar Alves