Universidade realiza Reunião de Gestores

A PUC Goiás realizou a tradicional Reunião de Gestores na manhã desta quarta-feira, 20, no auditório da Área 4 (Praça Universitária). No evento, o reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, agradeceu o empenho das lideranças institucionais, fez um balanço das atividades do semestre, além de refletir sobre a realidade socioeconômica do país e lançar desafios prospectivos. Com olhar nas ênfases da instituição, mencionou a revisão e aperfeiçoamento dos projetos  e marcos regulatórios institucionais; a identidade católica e vocação comunitária da PUC, além da busca pela excelência na infraestrutura e comunicação com a comunidade universitária e sociedade.

Entre as ações do primeiro semestre, o destaque foi a 5ª edição da Jornada da Cidadania, realizada pela PUC Goiás e Arquidiocese de Goiânia, de 24 a 26 de maio, no Câmpus II (Jardim Mariliza). A pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana, pontuou que, neste ano, a busca da população em situação de vulnerabilidade social pelos serviços da universidade foi ainda maior, devido a dificuldade de acesso às políticas públicas. Neste ano foram quase 800 mil atendimentos prestados à população, nas áreas de saúde, jurídica, culturais, de lazer, empreendedorismo, entre outras, durante os  três dias de evento.

“As demandas sociais se ampliam e eventos como o nosso já estão legitimados e consolidados na agenda da população. Isso concretiza a missão de uma instituição que está para completar 60 anos e sempre teve a marca da ação social como uma das suas identidades principais junto a excelência acadêmica”, declara.

Reunião do Cepe

Além de reunir as lideranças, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade apreciou dois relevantes documentos: a atualização da política de graduação da universidade e o projeto pedagógico da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas. A vice-reitora Olga Ronchi explicou que o primeiro é um documento paradigmático, que dá as principais diretrizes e orientações da instituição e o segundo proporciona um norte para que os cursos de Medicina, Biomedicina e Farmácia tenham seus projetos articulados ao macroprojeto da área da Saúde, que abriga cursos históricos da instituição.

Em consonância com o tema, a pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida ressaltou a relevância do momento: “é uma universidade que tem muita clareza do seu papel educativo e de tudo aquilo que é necessário para o projeto de formação no nível superior. Certamente, essa política reafirmará todos os compromissos e concepções no conjunto de nossos professores e isso tem um impacto direto na atualização dos projetos pedagógicos dos cursos e na excelência do ensino de graduação, que é a marca da PUC Goiás”, avalia.

Fotos: Wagmar Alves